São Paulo, sexta-feira, 26 de setembro de 1997
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Reaberta licitação para privatizar rodovias

DA FOLHA CAMPINAS

O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) reabriu ontem a segunda licitação para a privatização das rodovias Anhanguera e Bandeirantes.
A primeira -divulgada em maio de 95- foi rejeitada pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado).
O tribunal julgou improcedente uma cláusula que previa pagamento de seguro superior ao previsto na lei das concorrências públicas.
Com a nova licitação -publicada ontem no "Diário Oficial do Estado"-, os nove consórcios interessados na concessão das rodovias deverão apresentar suas propostas em dezembro.
A expectativa do DER é de que a privatização do sistema Anhanguera-Bandeirantes se concretize ainda no primeiro semestre do próximo ano.
A concessão será por 20 anos, com possibilidade de nova licitação para a prorrogação do prazo.
O consórcio vencedor será aquele que oferecer maior bônus pela exploração do sistema, previsto entre R$ 1,5 bilhão e R$ 1,8 bilhão. Os investimentos estão orçados em R$ 1,2 bilhão durante o prazo de concessão.
Pedágios
O valor do pedágio será definido pelo Estado. Está prevista a construção de mais um pedágio na rodovia Anhanguera e um novo pedágio na rodovia dos Bandeirantes. Não está definido o local do novo pedágio na Anhanguera.
Na Bandeirantes, o pedágio deverá ser instalado no novo trecho da rodovia na cidade de Limeira, que deverá ter 80 km.
Esse trecho será construído pelo consórcio vencedor da licitação.
Participam da disputa nove consórcios: SAB, Toniolo, Busnello-Castilho, Encalso, J.Maludelli, Jaraguá, Construcap, BGB, Primave e Civilia.
Todos os consórcios foram habilitados em 3 de abril de 97.

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