São Paulo, sexta-feira, 26 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pane faz avião liberar combustível em vôo

Boeing voltou ao Rio para reparo

ROGERIO SCHLEGEL; FERNANDA DA ESCÓSSIA
DA REPORTAGEM LOCAL E DA SUCURSAL DO RIO

Uma pane no sistema hidráulico do Boeing 747 que fazia o vôo 836, da Varig, que saiu de São Paulo com destino a Los Angeles (EUA), fez o piloto suspender a viagem, despejar combustível em vôo e pousar no aeroporto do Galeão, no Rio, na madrugada de ontem.
Depois de contornado o defeito, o vôo foi retomado. A viagem deveria levar 13 horas, mas a pane gerou atraso de quatro horas, segundo a assessoria de imprensa da Varig. O Boeing pousou em Los Angeles às 17h (horário de Brasília), de acordo com a empresa.
A Varig não divulgou detalhes sobre o tipo de pane que houve. O sistema hidráulico é responsável pela dirigibilidade do avião -a aeronave depende dele para fazer curvas, por exemplo.
O Boeing tinha 260 pessoas a bordo, informou a Varig.
O vôo 836 saiu do Rio às 22h35 de anteontem e fez escala normal em Guarulhos, de onde decolou à 1h20, direto para Los Angeles.
Após uma hora de vôo, quando estava sobre Minas Gerais, a tripulação constatou o defeito pelos instrumentos do painel. O comandante decidiu voltar ao Galeão, o que levou mais uma hora.
Antes do pouso no Rio, o piloto despejou parte do combustível dos tanques -procedimento conhecido como alijamento de combustível-, por medida de segurança.
Como o avião havia partido havia pouco tempo, os tanques estavam quase tão cheios quanto no momento da decolagem. Isso significaria peso acima do esperado para o pouso e representaria maior risco de fogo em emergência.
O pouso no Rio foi normal. Segundo a Varig, a pane no sistema hidráulico não era grave, o que possibilitou ao avião decolar por volta das 5h30, após passar por revisão de duas horas que contornou o defeito.
O possível motivo para a pane pode ter sido vazamento no fluido do sistema hidráulico, segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas.
(ROGERIO SCHLEGEL e FERNANDA DA ESCÓCIA)

Texto Anterior: Reaberta licitação para privatizar rodovias
Próximo Texto: Prefeitura mecaniza coleta de lixo hospitalar em São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.