São Paulo, sexta-feira, 26 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deflação já perde força em São Paulo

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

A deflação está perdendo ritmo em São Paulo. Há um mês, na terceira quadrissemana de agosto, a queda dos preços era de 0,88% para os paulistanos. Na terceira quadrissemana de setembro, o recuo foi de apenas 0,08%, conforme dados divulgados ontem pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
Alimentos, novos preços de passagens intermunicipais e alta no setor de saúde (remédios e convênios médicos) são os principais itens de pressão.
No setor de alimentos ainda persiste tendência generalizada de queda, mas os preços, que chegaram a cair 1,65% há um mês, na última pesquisa da Fipe já registravam redução de apenas 0,38%.
Entre os principais aumentos de preços está o do arroz. Como ocorre tradicionalmente neste período do ano, o produto está em alta devido à oferta menor. O reajuste no campo já soma 25% nas últimas semanas, percentual que deve ser repassado ao consumidor.
Em setembro, o IPC da Fipe deve registrar inflação de 0,15%, em relação a agosto. A previsão inicial de deflação não deve se confirmar devido, inclusive, ao aumento de cigarros, um item de peso na composição do índice.
Se for confirmada essa taxa, os paulistanos vão acumular deflação de 0,5% no último trimestre. Para o segundo semestre, a Fipe mantém previsão de inflação zero.

Texto Anterior: Qualidade total nas exportações
Próximo Texto: Cosmética deverá ter 400 lançamentos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.