São Paulo, sexta-feira, 26 de setembro de 1997
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Livro contará história dos cem melhores comerciais do mundo

Lista inclui anúncio para a Folha, criado pela W/Brasil

DA REPORTAGEM LOCAL

Os cem melhores comerciais já veiculados -entre eles, dois brasileiros, criados pela W/Brasil- são o tema de um livro que está sendo escrito por Bernice Kanner, jornalista americana especializada em publicidade.
Os anúncios que constarão do livro fazem parte de uma listagem organizada em 96 pelo publicitário Donald Gunn, da agência Leo Burnett, que consultou 30 publicitários de vários países, entre os mais premiados de todo o mundo.
O nome do livro será "The 100 Best Commercials of All Time" e deverá ser lançado no mercado americano em abril de 99.
Os dois comerciais brasileiros incluídos na lista e no livro são "Hitler" (de 1989) para a Folha e "O primeiro sutiã, a gente nunca esquece" (de 1988) para a Valisère.
Segundo Bernice Kanner, que acompanha o mercado publicitário como jornalista há 20 anos, ela foi procurada por uma editora, a Random House, com a proposta de escrever o livro a partir da lista.
Atualmente, ela está tentando falar com os publicitários que escreveram os anúncios escolhidos -ou com pessoas que trabalharam com eles, pois alguns desses publicitários já morreram.
Sua intenção é fornecer dados para contextualizar os anúncios, como os objetivos da campanha publicitária, em que aspectos o comercial era diferente de outros feitos para o mesmo produto e qual o impacto que teve sobre as vendas do produto ou serviço anunciado.
O livro não vai ser dirigido apenas aos publicitários e especialistas em marketing, mas ao público em geral. "As pessoas querem saber que tipo de campanha publicitária funciona", explicou.

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