São Paulo, sexta-feira, 26 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA condenam Israel por novas colônias

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A secretária de Estado dos EUA, Madeleine Albright, disse que os planos israelenses de construir mais 300 casas na Cisjordânia não contribuem para a paz na região.
Durante sua primeira missão ao Oriente Médio, no início deste mês, Albright havia pedido um congelamento nas novas construções nos territórios ocupados -uma das principais causas do impasse do processo de paz.
Mas anteontem o premiê israelense, Binyamin Netanyahu, anunciou a construção de novas casas na colônia de Efrat, próxima a Jerusalém, e em outras colônias da Cisjordânia.
"Nós deixamos bem claro que essas construções não são nem um pouco úteis para nossos esforços de retomar o diálogo", disse Albright. "Para haver sucesso nessas negociações é muito importante que haja um clima bom. Quando eu estive lá (no Oriente Médio) eu pedi uma interrupção (das construções). Eu estou pedindo ao premiê Netanyahu que honre a interrupção", afirmou a secretária.
A chancelaria francesa também divulgou um comunicado criticando a iniciativa israelense, dizendo que ela "dificilmente ajudará a diminuir as tensões e levará a uma retomada das negociações".

Texto Anterior: Americanos de 17 anos são acusados de esquartejar colega
Próximo Texto: Britânicos propõem limites à imprensa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.