São Paulo, sexta-feira, 26 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Luto; Trivial; Esclarecimento; Colaboração; Ajuda aos deficientes; Proposta; Versões sobre um crime; À tona; Mestre

Luto
"Peço, em nome dos assinantes brasileiros envergonhados, que a Folha circule três dias com tarja preta, pois estamos de luto depois que o Senado votou a favor dos privilégios dos parlamentares e dos juízes."
Ernesto e Maria Flavia Schiewaldt (Santo André, SP)
*
"Apresento meus parabéns ao dr. Saulo Ramos pelo artigo a respeito do status funcional do magistrado.
Não obstante a existência de juízes privilegiados, que assumem precocemente postos-chaves e se aposentam apressadamente logo que são promovidos, a maioria sobrevive com vencimentos que não foram reajustados e permanecem defasados há quase três anos."
Paulo V. Bueno Magano (São Paulo, SP)

Trivial
"'A Comissão de Constituição e Justiça absolveu o deputado Chicão Brígido (PMDB-AC), acusado de alugar o mandato e de reter parte do salário dos funcionários do gabinete', segundo a Folha de 25/9.
Apesar de provas contundentes, tais como gravações e depoimentos, alugar um mandato de deputado parece ser perfeitamente ético."
Linneu Arantes Bueno (São Paulo, SP)

Esclarecimento
"Amigo de longa data, Rubens Gerchman foi um dos meus primeiros convidados a participar do projeto 'Futebol-Arte'.
Tive o privilégio, juntamente com outros artistas que estavam em minha casa, há alguns meses, de dar início à ação cultural que, por meio de uma belíssima exposição itinerante pelo Brasil, culminará com a abertura da Copa do Mundo na França.
Gerchman fazia parte de um grupo de profissionais altamente conceituados que continuam trabalhando no sentido de viabilizar nossos esforços na realização do projeto: Antonio Henrique Amaral, Aldemir Martins, Antônio Peticov, Cláudio Tozzi, Cildo Meirelles, Carlos Vergara, Gregório Gruber, Guto Lacaz, Ivald Granato, José Roberto Aguilar, José Zaragoza, João Câmara, Leda Catunda, Maurício Nogueira Lima, Maciej Babinski, Márcia Grostein, Nelson Lerner, Roberto Magalhães, Siron Franco, Tomoshigue Kusuno, Zélio Alves Pinto, Cléber Machado.
Grande foi minha surpresa quando li no 'Jornal do Brasil' o artigo de Armando Nogueira anunciando o projeto 'Futebol-Arte', de autoria de Rubens Gerchman.
Após manifestar o meu descontentamento por meio de um fax enviado ao sr. Nogueira, o projeto liderado por Rubens passou a denominar-se 'A Estética do Futebol'."
Jamie Stewart-Granger, fotógrafo (São Paulo, SP)

Colaboração
"Li o editorial 'TV, governo e família' (4/9) e achei muito oportuno. A proposta -mobilização de pais, educadores e órgãos de comunicação- é interessante, mas fiquei pensando sobre a maneira de operacionalizá-la.
É preciso que haja uma liderança, promovendo uma conscientização das pessoas para essa discussão. Quem poderia iniciar, dinamizar e promover o movimento? A Folha poderia dar uma excelente colaboração."
Jane Ribeiro dos Santos (Uberaba, MG)

Ajuda aos deficientes
"Tenho 21 anos e sou estudante de economia na Universidade Estadual de Campinas. Em 1995 sofri grave acidente. Desde então me encontro na condição de tetraplégico.
Atualmente, estudo, trabalho, saio, viajo, namoro, enfim, exerço minha cidadania por completo. Mas, infelizmente, meu caso é exceção, sou um 'privilegiado'. A maioria dos deficientes está em casa, sem qualquer tipo de ocupação.
É para lutarmos e nos indignarmos contra essa situação que estamos trabalhando aqui em Campinas na criação de um CVI (Centro de Vida Independente). Essa é uma organização não-governamental, criada nos Estados Unidos na década de 70. No Brasil, o CVI atua em cerca de dez cidades.
No dia 4 de outubro vai se realizar uma palestra em Campinas, o primeiro passo para criação do CVI Campinas. Os interessados por favor me procurem pelo telefone (019) 241-8907 ou e-mail iron@correionet.com.br."
Vinicius Garcia (Campinas, SP)

Proposta
"Impressionante a força de que dispõe -não só neste jornal, mas em todos os outros que contam alguma coisa neste país- o funcionário encarregado de selecionar cartas que serão publicadas na seção de cartas (cada vez menos) do leitor!
Alguém chama de repugnante a greve dos Correios, termo que ficaria melhor num artigo sobre doenças ou negociatas políticas. Um sr. Uberreich critica um elogio a Hitler feito pelo leitor Moritz, ambos nomes judeus. Por fim, uma sra. Ana Morelli dispõe-se a defender uma lei que facilita a reeleição de quem a tal se dispuser.
Proponho que a seleção, escolha, redução, eventual censura, mutilação sejam entregues, sempre, a jornalistas do naipe de Janio ou Clóvis. Errariam menos, creio."
João Roberto Spini Machado (Contagem, MG)

Versões sobre um crime
"As manifestações recentes do dr. Badan Palhares e dos jornalistas Janio de Freitas e Luiz Caversan com respeito ao 'Caso PC' revelam que o crime pode não ter sido passional, mas sua abordagem frequentemente é.
Não sendo possível 'voltar a fita' para reconstituir os fatos com perfeição, cada um que acalente consigo a versão do crime que melhor lhe aprouver."
Eduardo Halfeld (São Paulo, SP)

À tona
"Ainda bem que um dia a verdade vem à tona; é a impressão que me deixou o sr. André Lara Resende em seu artigo de 16/9, reconhecendo seus medos que, para mim, expressam a incapacidade de seus 'planos'."
Pedro Araújo da Silva Neto (Ribeirão Preto, SP)

Mestre
"O governador do Acre, Orleir Cameli, bem que poderia ensinar aos jogadores de futebol inadimplentes com o Fisco o pulo do gato para se safarem das malhas da Receita Federal.
Afinal, esse homem -e seus quatro CPFs- acaba de ingressar no PFL, partido de sustentação do governo federal."
Antonio Francisco das Neves (Belo Horizonte, MG)

Texto Anterior: Os meios (de comunicação) justificam os fins?
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.