São Paulo, sexta-feira, 26 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sesi expõe obras da Tarsila dos anos 20

TATIANA REZENDE

Uma pitada de cubismo europeu, outra de surrealismo e uma colher de chá de humor. Misture bem e o resultado se aproximará da genialidade de Tarsila do Amaral. O ecletismo e pioneirismo de uma das principais pintoras do modernismo brasileiro podem ser conferidos na exposição "Tarsila, anos 20", na Galeria de Arte do Sesi, a partir da próxima terça-feira.
Mais da metade das 33 pinturas e dos 34 desenhos expostos pertencem a colecionadores particulares, o restante é de acervos como o da Pinacoteca do Estado, MAM/RJ, MAC/SP e outros. As obras abrangem o período mais produtivo da artista; estendem-se de 1922, passando pela fase Pau Brasil -época em que Tarsila se aliou ao construtivismo-, pelo seu período antropofágico (quando dá uma contribuição mais pessoal aos trabalhos) até a fase de preocupação social, que está representada por "Operários", de 1933.
A novidade é uma obra inédita no Brasil, "A Cuca" (1924), do museu de Grenoble, Paris. Entre os trabalhos sobre papel, os sete desenhos que ilustraram a série de poemas "Pau Brasil", de Oswald de Andrade, são o destaque.
Segundo a curadora da mostra, Sônia Salzstein, "a exposição acompanha todos os percalços de Tarsila, tenta entender como ela acomodaria as especificidades brasileiras com as influências modernas". No entanto, o principal objetivo é "ir além do mito da artista, é tentar pensar a atmosfera brasileira para se criar uma vida institucional sólida."
Além das 67 obras, "Tarsila, anos 20" traz também catálogos de exposições que a artista realizou no exterior e cartas enviadas a Mario de Andrade.
Galeria de Arte do Sesi (av. Paulista, 1.313, Cerqueira César, região sudoeste, tel. 253-5877). Ter. a dom.: 9h às 20h. Estréia 30/09. Até 30/11. Visitas guiadas c/ agendamento p/ grupos.

Texto Anterior: Takla revê o mito de Medéia
Próximo Texto: Futuro se revela em mostra no ICI
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.