São Paulo, domingo, 28 de setembro de 1997 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Turbo e compressor são alternativas
HENRIQUE SKUJIS
Um recurso muito usado é o turbocompressor. Uma turbina, movida pelos gases do escapamento, aumenta a quantidade e a velocidade de entrada do ar no cilindro. Outro expediente é o compressor (equipa o Mercedes SLK, por exemplo), que é acionado por correias do motor. A função é igual à do turbo: aumentar a quantidade de ar que vai para os cilindros. Como o turbo funciona usando os gases de escapamento, em baixa rotação ele deixa o motor mais fraco. O compressor não tem esse problema, mas rouba um pouco da potência do motor, oferecendo menos desempenho que um turbo. (HS) Texto Anterior: Artifícios melhoraram o desempenho do motor 16V Próximo Texto: CARTAS Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |