São Paulo, domingo, 28 de setembro de 1997
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CARTAS

"Comprei um Santana 97, com ar-condicionado e direção hidráulica (código 5022). Acontece que o carro veio sem o alarme, e a antena, instalada na parte traseira do veículo, é rosqueada. O próprio vendedor me aconselhou a retirar a antena toda vez que eu sair do veículos, pois é ela frequentemente roubada."
Waldomiro Fabiano (Bauru, SP)
Resposta A Volkswagen informou que, no caso do Santana produzido com o código 5022, o alarme não faz parte dos equipamentos de série. Quanto aos comentários sobre a antena, a montadora disse que está encaminhando a sugestão ao departamento de marketing da empresa para apreciação.

* "Comprei um Escort SW GLX, em março, na concessionária Forbrasa. Desde o início, o carro vem apresentando problemas de vazamento de combustível. A revenda nunca tem peças de reposição, e ainda não consegui usar o meu cartão Ford Assistance."
José Carlos da Silva (Campinas, SP)
Resposta
A Ford informou que a peça já foi entregue à autorizada Forbrasa.

O leitor informou à Folha que o veículo está parado na revenda desde o dia 5 de setembro, aguardando peças para um serviço de funilaria. Segundo o leitor, a concessionária prometeu entregar o carro esta semana. Ele disse ainda que recebeu seu cartão depois de dois meses do pedido.

* "Gostaria de saber qual a diferença de acessórios, que são de série, entre o Palio 1.0 ED e o Palio 1.0 EDX e o preço de tabela desses dois modelos. Quero saber também se há diferença de preços entre as revendas da marca Fiat."
Rogério Camargo Pires Pincentel (Bom Jesus dos Perdões, SP)
Resposta
A Fiat disse que enviou uma correspondência ao cliente no dia 15 de setembro, com as informações. O Palio 1.0 ED, duas portas, custa na tabela R$ 12.137. O modelo EDX, também com duas portas, custa R$ 13.320. Os acessórios de série do EDX (opcionais no ED) são: vidro traseiro térmico; limpador e lavador do vidro traseiro; acendedor de cigarro e retrovisor direito/esquerdo com comando mecânico. A montadora disse ainda que pode sugerir preços às revendas, mas não pode obrigá-las, por força legal, a cumpri-los.

* "Tenho uma Quantum 94. Aos 47.000 km, o carro apresentou defeito no radiador de óleo. Fui atendido pela concessionária Sajac, e a peça foi substituída. Para minha surpresa, com dez meses de uso o problema voltou. A revenda me disse que raríssimas vezes isso acontece. Quero saber se tenho direito à garantia."
Milton Fraschetti (Jaú, SP)
Resposta
A Volkswagen informou que, inicialmente, a garantia de peças de reposição é de oito meses ou 1.500 km, prevalecendo o que primeiro ocorrer. No caso do cliente, a montadora disse que, sem a análise da peça, fica difícil emitir um parecer do que teria ocorrido. Por esse motivo, recomenda que o cliente contate o gerente de serviços da revenda Sajac.

* "Tenho um Palio com 6.000 km rodados e que já chegou a consumir quatro litros de óleo de motor. Quero saber se isso é normal."
Luiz Fernando Andrade de Castro (e-mail)
Resposta
A Fiat informou que contatou o cliente e foi informada de que o veículo se encontrava em condições normais de funcionamento.

O leitor disse que houve dois contatos da montadora. Segundo Castro, a Fiat informou que o consumo está dentro do limite tolerável pela fábrica, que é de 600 ml para cada 1.000 km rodados.

* "Comprei um Golf GLX 2.0 Mi, em março, na revenda Actasa. Em abril, surgiu um barulho irritante nas portas. Na quarta vez que levei o carro à revenda Bandeirantes, constataram que o problema estaria nas borrachas. Após trocar as guarnições, o veículo saiu com os mesmos barulhos. Decidi, então, trocar de autorizada. Na Actasa, disseram que o problema estaria na suspensão. Passaram-se quatro meses, e nenhum técnico resolveu o problema."
Sérgio Marcondes (São José dos Campos, SP)
Resposta
A Volkswagen disse que contatou o gerente de serviços da Actasa e foi informada de que o cliente esteve na revenda, para reclamar de barulhos na suspensão, no dia 1º de agosto. Segundo a montadora, na ocasião, a anomalia foi corrigida, e o cliente não retornou.

O leitor disse à Folha que, depois do dia 1º de agosto, o carro já esteve mais três vezes nas autorizadas, e o problema persiste.

* "Comprei um Corsa em abril do ano passado. Venho reclamando insistentemente com a concessionária Colina e com a própria montadora de uma infiltração de água no veículo. Na última vez, o carro ficou três dias na revenda para que fosse desmontado o painel e feito um serviço de calafetagem, mas o problema persiste."
Valério Sérgio Arthuzo (Piracicaba, SP)
Resposta
A General Motors informou que o cliente foi orientado a levar seu carro novamente à revenda, para solucionar o problema.

O leitor disse que está agendada para esta semana a entrega do veículo.

* "Gostaria de saber se a GM tem intenção de fabricar o Kadett com quatro portas. O carro é muito bom, mas o passageiro que senta atrás fica incomodado."
Sebastião Lopes (Carajás, PA)
Resposta
O Astra deve substituir o Kadett no ano que vem.

Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP, ou e-mail veiculos@uol.com.br. Coloque nome completo, endereço e telefone para verificarmos se o problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção.

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