São Paulo, segunda-feira, 29 de setembro de 1997
Texto Anterior | Índice

Previdência; Visita do papa; Alternativa ao rodízio; Pacíficos demais; Piada; Ética e ciência; Aborto; Voto contra; Canudos; Autonomia na educação; Lei eleitoral; Diadema; Produto do meio

Previdência
"Sobre a reportagem 'Senado aprova a reforma da Previdência' (24/9): é impossível calar diante de tal injustiça que o governo descaradamente joga sobre o trabalhador típico brasileiro, aquele que no início ou até antes da adolescência é obrigado a enfrentar o difícil mercado de trabalho."
Raquel Dall Igna de Oliveira (Florianópolis, SC)
*
"Mais uma vez os parlamentares mostraram que não honram a sociedade. Sujeitaram-se a manchar o nome da casa para sempre, pois a aposentadoria deve ser igual para todos."
Marco Antonio Dubiniak (Jundiaí, SP)
*
"Lamentável que os representantes do povo no Congresso Nacional votem contra o povo e a favor de seus benefícios pessoais e dos magistrados."
Cláudio Froes Peña (Porto Alegre, RS)

Visita do papa
"Fiquei horrorizada com o ato de vandalismo no Rio: outdoor com a imagem do papa João Paulo 2º manchado com tinta vermelha.
Infelizmente, atitudes como essa mostram cada vez mais o desrespeito ao próximo. Pois se essas pessoas tivessem Deus em suas vidas, saberiam respeitar uns aos outros, independente da religião."
Maria Cristina Alves da Costa (Belo Horizonte, MG)
*
"Escrevo em nome de todas as pessoas que ainda não perderam a sensatez e estão, no mínimo, indignadas com a visita de um certo senhor tedioso que, além de nos presentear com suas idéias retrógradas e preconceituosas, vai consumir uma fatia dos nossos parcos recursos públicos. Que absurdo!"
Leandro Veiga Dainesi (Lorena, SP)

Alternativa ao rodízio
"Em lugar do rodízio permanente, sugiro coisa melhor e completamente eficaz! Por decreto, extingam-se as montadoras e proibam-se as importações de veículos.
Em pouquíssimo tempo, São Paulo estará livre desse 'horror' que é o automóvel!"
Luiz Carlos Pinho de Assis (São Paulo, SP)

Pacíficos demais
"A cada notícia trágica de atentados pelo mundo tenho mais orgulho de ser brasileiro e viver num país pacífico.
No entanto, esse orgulho vai por água abaixo ao pensar que talvez sejamos pacíficos demais para resolver problemas sociais; o MST, por exemplo."
William de Mattos Santussi (Araçatuba, SP)

Piada
"Não bastasse o Maluf dar uma de vítima na TV (Ah! Eu tô Maluf!), agora a CCJ resolve absolver o Brígido e condenar a Adelaide. Realmente este país é uma piada!"
Gissele Greblo (São José dos Campos, SP)

Ética e ciência
"Deplorável! É a primeira palavra que salta à boca quando tentamos qualificar a atitude de países tidos como 'modelos' ao utilizar doentes mentais como cobaias para experiências 'científicas'.
Independentemente de a Suécia ser símbolo de excelência na área do bem-estar social, alcançá-lo por meio de atitudes execráveis não é justificável."
João Ricardo Cardoso Póla (Campinas, SP)

Aborto
"À medida que envelhecemos, vamos achando que já vimos de tudo. Bobagem, sempre haverá alguma coisa a nos surpreender. Por exemplo, a notícia da existência de um grupo (gente da CNBB em espúria aliança com a TFP) pregando a punição de juízes que autorizem o aborto legal. Isto é: punir aqueles que cumprem a lei!"
Jorge Vieira de Melo (São Paulo, SP)

Voto contra
"Li o artigo de Aloysio Biondi 'Empresários suicidas e massacre da sociedade' (25/9). Depois de tudo que li nos últimos dias, já me decidi. Não tenho candidato, mas voto contra FHC."
Mario Roberto Ferreira (Camino, Califórnia, EUA)

Canudos
"Parabenizo os ilustres professores, pesquisadores e jornalistas responsáveis pelo monumental trabalho a respeito da Guerra de Canudos, publicado em 21 do corrente."
João Alfredo Castelo Branco (São Paulo, SP)

Autonomia na educação
"Discordo da posição do presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Particular do Estado de São Paulo, José Aurélio de Camargo, em sua entrevista à Folha (18/9). Não é correto dizer que a criação de ciclos representa a introdução da 'lei de Gerson da educação'. A nova LDB 'desengessa' as escolas ao garantir autonomia na adoção do projeto pedagógico e na avaliação do aluno."
Sylvio Carneiro Gomide, presidente do Grupo -Associação de Escolas Particulares (São Paulo, SP)

Lei eleitoral
"Inadequado o título 'Governo perde em votação da lei eleitoral', a respeito da reportagem publicada pela Folha em 26/9. Ainda que algumas emendas que representavam um insulto à inteligência da população tenham sido retiradas, outras, não menos imperiais, como financiamento de campanhas, limites de gastos, propaganda gratuita e transporte oficial, mantidas, representam uma ameaça à pouca democracia que há neste país."
Julio Ricardo Frizarini (Campinas, SP)
*
"Esta carta tem por objetivo parabenizar esta Folha pela cobertura em todo o processo de elaboração e votação da lei que irá regulamentar as eleições de 98.
Foi, sem dúvida, brilhante ao batizar a Lei Eleitoral de 'Lei FHC'. Talvez o mais sucinto diagnóstico feito pela imprensa.
Quero parabenizar, em especial, o jornalista Daniel Bramatti."
João Paulo Cunha, deputado federal pelo PT-SP (Brasília, DF)

Diadema
"Em entrevista à Folha de 25/9 o jornalista Evandro Carlos de Andrade faz referência a uma juíza que, professora da PUC, teria dito em sala de aula que as reportagens realizadas sobre as cenas da polícia de Diadema teriam como objetivo esconder a crise no Bamerindus.
Essa juíza está no dever ético de vir a público e mostrar a sua cara. Se não o fizer, estará dando razão ao senador Antonio Carlos Magalhães quando diz que o Judiciário precisa urgentemente do controle externo."
Milton Torres Dantas (Recife, PE)

Produto do meio
"O Chicão Brígido é um produto do meio em que vive. Então cassem o povo, prendam o povo', disse o deputado José Lourenço. Deixa ver se entendi: o meio em que Chicão vive é o Congresso, mais precisamente a Câmara dos Deputados. Ali, sim, é que se encontram, com praticamente nenhuma exceção, as verdadeiras pessoas que deveriam estar presas. E mais, incomunicáveis."
Sétimo Figueira da Rocha (Uberlândia, MG)

Texto Anterior: A volta dos postos de saúde
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.