São Paulo, terça-feira, 30 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Negro Gato desaparece em novo CD

PAULO VIEIRA
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

"14 Quilates", novo disco de Luiz Melodia, primeiro de composições inéditas desde 91, é mais uma prova irrefutável de que aqueles que fizeram algo de relevante na MPB nos anos 60/70 (ele, Ben Jor, baianos, Milton, Walter Franco) desaprenderam. Quem tem na carreira preciosidades como "Pérola Negra" e "Mico de Circo" talvez fizesse mais por si próprio se se mantivesse longe de uma mesa com mais de 16 canais.
O conjunto do disco soa sensaborão. "Ébano" volta com uma roupagem mais soul, metais, mas com interpretação comportada.
Seguem-se temas "Musical FM", jazzinhos de elevador, temas românticos para novelas das 8. É o caso, por exemplo, de "Começar pelo Recomeço", letra de Torquato Neto que Melodia havia musicado, mas nunca gravado. Constrange o sax correto, o piano elétrico óbvio, a bateria contida.
"Morena Brasileira" tem uns falsetes fora de hora, e "Morena da Novela", que tem arranjo de João Donato, parece mesmo música de João Donato -perceba a introdução. O bolero seguinte, "Quase Fui Lhe Procurar" segue na mesma balada "estou em paz comigo mesmo, e meu produtor tem realmente bom gosto".
É de se perguntar onde diabos o Negro Gato se escondeu. Quem fez "Congênito" e "Só", peças de criatividade a toda prova, não pode se dar o luxo de deixar uns violinos aparecem nas pausas de sua interpretação cristiana.
Não queremos ver Melodia fazendo temas para "Almoço com as Estrelas". Aliás, com as roupas que lhe deram para fazer a foto da capa, ele estaria bastante apropriado para tal evento.

Disco: 14 Quilates
Artista: Luiz Melodia
Lançamento: EMI Quanto: R$ 18 (em média)

Texto Anterior: Empresário já negocia vinda dos Stones
Próximo Texto: Hook diz que "reencontrou o caminho" com Monaco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.