São Paulo, segunda-feira, 28 de dezembro de 1998
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Incêndio em refinaria mata 1 e fere 11

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BETIM (MG)

Um incêndio ocorrido às 11h30 de ontem na refinaria de petróleo da Petrobrás em Betim (MG) provocou a morte de um operário e queimaduras graves em outros 11 que trabalhavam em uma unidade de querosene. A causa do incêndio ainda não foi divulgada.
A direção da Regap (Refinaria Gabriel Passos) informou que houve vazamento de nafta (um subproduto do petróleo) que era utilizado para colocar em operação a unidade de hidrotratamento de querosene, que estava em manutenção.
Como é um produto altamente inflamável, a nafta pode ter incendiado por vários motivos, entre eles o simples fato de haver algum ponto quente nas tubulações em função da luz solar. Somente um estudo detalhado poderá indicar a origem do fogo.
O operário morto, José Afonso de Carvalho, era supervisor de manutenção da empresa paulista Potencial, prestadora de serviços para a Petrobrás.
Ele teve morte imediata e o seu corpo ficou completamente carbonizado. Carvalho só foi identificado cerca de três horas após o incêndio, que durou 30 minutos.
Segundo o engenheiro de processamento de petróleo e gerente de Planejamento de Gestão, Vitor Meniconi, trabalhavam na unidade no momento em que o fogo começou cerca de 50 pessoas. A área total da unidade tem aproximadamente 1.000 m².
Manutenção
Segundo Meniconi, a manutenção na unidade de querosene já estava pronta e os operários trabalhavam no retorno da operação.
Ele não soube dizer se o que causou o vazamento da nafta foi falha de equipamento ou erro humano.
Edson Geraldo Carvalho, supervisor geral de manutenção e funcionário da Potencial, disse que nos 19 anos que tem de Regap nunca tinha visto um acidente nessas proporções.
O assessor de imprensa da Regap, Rodrigo Moreira, afirmou que o único grande incêndio que ocorreu na refinaria foi em 1976, em uma unidade de destilação.

Texto Anterior: Cortes perversos
Próximo Texto: 2 sequestradores correm risco iminente de vida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.