São Paulo, segunda-feira, 28 de dezembro de 1998 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Software interativo pode apenas reforçar repetições
MARTA AVANCINI
"Muitos softwares são chamados de interativos porque dizem para o usuário apertar um botão, e aí aparece uma figura na tela. Isso não é interatividade. Um software que se propõe a ser interativo tem de mobilizar e fazer evoluir o conhecimento que uma pessoa já tem dentro dela", diz o pesquisador francês Jean Marie Laborde, inventor do Cabri Geométrico. O Cabri Geométrico -um dos programas educacionais mais disseminados nas escolas brasileiras- vem abrindo novas possibilidades no ensino da geometria em todo o mundo devido às suas características construtivistas. O software permite que seus usuários criem e manipulem objetos geométricos no computador. Assim, conceitos abstratos ganham materialidade e se tornam mais fáceis de ser compreendidos, diz Tânia Campos, diretora-geral do Centro de Ciências Exatas da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), onde o pesquisador francês esteve na semana retrasada. Laborde defende que um software verdadeiramente interativo deva estimular uma pessoa a confrontar o que sabe com outras realidades, de modo que ela comece a reconstruir seu conhecimento e, assim, evolua. Como esse tipo de software é minoritário dentro de um mercado dominado por uma mentalidade que Laborde considera excessivamente voltada para o comércio, ele vê com ceticismo os benefícios da informática por si só. A reversão dessa situação, diz ele, depende do desenvolvimento de pesquisas de longo prazo, que reúnam pesquisadores ligados a universidades e empresas, voltadas à compreensão dos processos cognitivos de uma criança que usa o computador e a Internet. Mais informações: tel. (011) 256-1622 ou na Internet (http://proem.pucsp.br/). Texto Anterior: Desemprego explica queda na BA Próximo Texto: Lançamento de megafeira revela internacionalização da educação Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |