São Paulo, segunda-feira, 28 de dezembro de 1998
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Software interativo pode apenas reforçar repetições

MARTA AVANCINI
DA REPORTAGEM LOCAL

O termo interativo, usado para qualificar uma ampla gama de softwares, especialmente os educativos, pode induzir pais e educadores a um engodo: o de acreditar que o material está estimulando e desenvolvendo o raciocínio quando, na verdade, reforça processos mentais baseados na repetição ou no cumprimento de orientações.
"Muitos softwares são chamados de interativos porque dizem para o usuário apertar um botão, e aí aparece uma figura na tela. Isso não é interatividade. Um software que se propõe a ser interativo tem de mobilizar e fazer evoluir o conhecimento que uma pessoa já tem dentro dela", diz o pesquisador francês Jean Marie Laborde, inventor do Cabri Geométrico.
O Cabri Geométrico -um dos programas educacionais mais disseminados nas escolas brasileiras- vem abrindo novas possibilidades no ensino da geometria em todo o mundo devido às suas características construtivistas.
O software permite que seus usuários criem e manipulem objetos geométricos no computador. Assim, conceitos abstratos ganham materialidade e se tornam mais fáceis de ser compreendidos, diz Tânia Campos, diretora-geral do Centro de Ciências Exatas da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), onde o pesquisador francês esteve na semana retrasada.
Laborde defende que um software verdadeiramente interativo deva estimular uma pessoa a confrontar o que sabe com outras realidades, de modo que ela comece a reconstruir seu conhecimento e, assim, evolua.
Como esse tipo de software é minoritário dentro de um mercado dominado por uma mentalidade que Laborde considera excessivamente voltada para o comércio, ele vê com ceticismo os benefícios da informática por si só.
A reversão dessa situação, diz ele, depende do desenvolvimento de pesquisas de longo prazo, que reúnam pesquisadores ligados a universidades e empresas, voltadas à compreensão dos processos cognitivos de uma criança que usa o computador e a Internet.

Mais informações: tel. (011) 256-1622 ou na Internet (http://proem.pucsp.br/).

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