São Paulo, segunda-feira, 28 de dezembro de 1998
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Lançamento de megafeira revela internacionalização da educação

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

A educação brasileira ainda não percebeu o potencial do mercado internacional que está surgindo nessa área, concluiu a francesa Brigitte Chaintreau, após visita ao país este mês para mapear possíveis participantes do primeiro Mercado Mundial da Educação -uma megafeira que ocorre em maio do ano 2000 no Canadá.
"A maioria das pessoas só está voltada para questões locais", acrescentou a executiva, que percorreu desde grandes universidades até pequenos projetos comunitários -um tipo de atividade que ela tem feito no mundo todo.
"Descobrimos uma demanda por um evento que reúne experiências locais com perspectiva internacional e que misture os setores público e privado", afirmou Chaintreau, que é vice-presidente da Organização Reed Midem -especializada em eventos internacionais desse tipo.
Embora os administradores do ensino nacional ainda não tenham voltado os olhos para o mercado de "soluções globais" -como denomina Chaintreau-, os documentos iniciais da feira fornecem uma boa introdução para quem quer compreender o que significa a globalização da educação.
Orçamentos menores
O executivo chefe da Organização Reed Midem, Xavier Roy, faz a seguinte definição:
"Lidando simultaneamente com orçamentos menores e demandas crescentes por oportunidades educacionais, os governos e instituições de todo o mundo estão voltando sua atenção para o mercado internacional, para adquirir soluções, sistemas e experiência (...) e para vender seus próprios produtos e experiências para o resto do mundo."
As metas do evento também traçam um panorama do que será a educação do século 21: trabalhar com uma definição ampla de educação, que engloba a aprendizagem por toda a vida, em qualquer idade, em locais diversos.
Ou seja, educação não está mais vinculada a uma fase da vida nem a instituições como escolas ou universidades. Essa noção é reforçada pela meta de que a feira deve ter a "presença do conjunto de indústrias e provedores de serviços de educação e aprendizagem.
O Mercado Mundial da Educação deverá reunir mais de 250 expositores e 3.000 participantes.

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