São Paulo, segunda-feira, 28 de dezembro de 1998
Texto Anterior | Índice

Rússia aprova cortes no orçamento

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O governo da Rússia decidiu fazer cortes no orçamento para o próximo ano.
Segundo o primeiro-ministro russo, Euguêni Primakov, as alterações orçamentárias são essenciais para que o país possa renegociar sua dívida externa e recuperar o auxílio dos países ocidentais.
Em um claro gesto de apoio político ao governo Primakov, a Câmara dos Deputados aprovou um austero plano orçamentário para o próximo ano na primeira leitura do plano, das quatro que estavam previstas durante a sessão.
Ao mesmo tempo, no Senado, onde existe oposição aos cortes, foi criada uma comissão para avaliar os cortes feitos e propor algumas mudanças.
"Estamos procurando soluções aceitáveis para todas as partes", afirmou o vice-ministro das Finanças, Víctor Jristenko, representante do governo na comissão.
Ano difícil
Ao resumir o ano de 98, marcado por forte crise econômica, financeira e social, Primakov afirmou que "todo o possível foi feito para reverter a situação".
O primeiro-ministro garantiu que, no próximo ano, a Rússia não voltará a declarar moratória, ou seja, não pretende suspender o pagamento de sua dívida.
Ele também pediu que o FMI (Fundo Monetário Internacional) apóie os esforços que estão sendo feitos pelo país para desbloquear os créditos que foram suspensos depois do início da crise.
A dívida total da Rússia, interna e externa, é de US$ 210 bilhões, o que equivale a mais de 120% do Produto Interno Bruto (PIB) do país previsto para o próximo ano.
Porém, para cumprir o cronograma de pagamento das dívidas, o país deveria desembolsar, só em 99, US$ 17,5 bilhões.

Texto Anterior: Fed deverá cortar taxa de juro em 99
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.