São Paulo, segunda-feira, 28 de dezembro de 1998
Texto Anterior | Índice

Manchete de Natal; Ameaças presidenciais; Natal; Teto para todos; Crise; Argentina; Juízes classistas; Turismo e bagunça; Visconde de Mauá; Cruzeiro; Boas-festas

Manchete de Natal
"Sou uma leitora assídua o ano inteiro, mas fiquei tão decepcionada com a manchete do dia de Natal... Nós somos constantemente bombardeados com as notícias sobre a crise que iremos enfrentar no ano que vem, então será que pelo menos no dia de Natal não poderíamos ter uma manchete mais 'light' do que 'Déficit externo é o maior em 16 anos'?"
Sandra Mary Stevens (São Paulo, SP)

Ameaças presidenciais
"Com a ameaça de demissão feita pelo presidente Fernando Henrique aos seus aliados, ficaremos atentos para saber quais partidos políticos, sujeitos à chantagem presidencial, vão se agarrar avidamente às pastas ministeriais, mesmo que para isso sacrifiquem mais os aposentados."
Alvaro Bernal de Almeida (João Pessoa, PB)
*
"Acabamos de entrar em pleno regime ditatorial, com as palavras do presidente da República de que demitirá o ministro de Estado cujo partido político vote especificamente contra o ajuste fiscal. Por que ele não fecha a Câmara dos Deputados e o Senado Federal e passa a governar o país sozinho, como tantos ditadores fizeram, em vez de coagir seus ministros?"
Octavio Pupo Nogueira Filho (Taboão da Serra, SP)

Natal
"Quero parabenizar frei Betto pelo excelente artigo 'Querido Jesus' (pág. 1-3, Opinião, 24/12). Que maravilha se pudéssemos todos os dias ter em mente a mensagem contida ali nas entrelinhas, retirar todo o entulho de nossos corações, a trave de nossos olhos, para enxergar sempre Jesus renascido em nós e nossos irmãos!
Sugiro ainda que haja um espaço nesse conceituado jornal para a publicação semanal de frei Betto."
Thadeu Pietro Cordeiro David (Garça, SP)

Teto para todos
"Que tal todos os trabalhadores entrarem no teto imposto ao servidor público? Jornalistas, artistas, jogadores de futebol, militares, diretores de empresa etc. etc. etc... Assim seríamos todos iguais perante a lei, como reza a Constituição."
Antonio Sergio Martins Gaspar (São Paulo, SP)

Crise
"O Brasil está em franca degringolada. O ordenamento jurídico do país de nada vale. Diariamente temos greves e o povo fica sem transporte. Ninguém é preso e processado.
Tudo isso representa a instituição da lei das selvas, de vez que as autoridades não tomam conhecimento dos prejuízos que as greves ilegais trazem para o Brasil neste momento em que se fala de ajuste fiscal, necessário ao equilíbrio das contas públicas.
E ainda, para terminar, há uma campanha insólita na televisão, formando opinião para a desvalorização do real frente ao dólar, como se isso não fosse desorganizar a economia e trazer a maldita inflação."
Tito Livio Fleury Martins (São Paulo, SP)

Argentina
"Sou funcionário da Câmara de Comércio Argentina-Brasil e li a declaração do sr. Martin Junior publicada no 'Painel do Leitor' de 21/12. Gostaria que ele especificasse quais são as 'porcarias' vendidas pela Argentina, para podermos assim aprimorar nosso comércio.
No mundo global, o espanhol evidentemente tem muito mais penetração que o português."
Juan Carlos Solanas (Curitiba, PR)

Juízes classistas
"Casualmente, ouvindo a 'Hora do Brasil', tomei conhecimento de um projeto para estabelecer os juízes classistas apenas para a primeira instância, já que havia um forte 'lobby' para a manutenção desses juízes em várias instâncias.
Francamente, ou esses juízes são realmente necessários, e isso dependerá de avaliação de sua necessidade por quem de direito, ou esses cargos devem ser extintos, e não mantidos com o poder de lobbies. Se devem ser extintos, que o sejam imediatamente, para amenizar a enorme carga fiscal jogada pelo governo sobre esse infeliz povo brasileiro.
Aliás, a propósito, quem é responsável por fazer o 'lobby' para o povo brasileiro? Gostaria que se manifestasse quem de direito."
Sidney Gaspar (Jundiaí, SP)

Turismo e bagunça
"Até que ponto as prefeituras de cidades turísticas devem se curvar aos turistas?
Para o turista que vem a Ouro Preto e São Tomé das Letras à procura da cultura, que traz divisas e possui consciência ecológica, há que se proporcionar o máximo.
E, com relação a esses muitos jovens vândalos, vindos da classe média e alta de todos os Estados brasileiros, que chegam com o objetivo único de consumir drogas, pichar, emporcalhar e destruir o meio ambiente, que providências tomar?
Urge que as prefeituras protejam suas cidades a exemplo de países de Primeiro Mundo, onde há leis rigorosas protegendo seu patrimônio.
Se limite e respeito não têm sido impostos nem pela família nem pela escola, que sejam aprendidos, 'ainda que tardiamente', nos caminhos das Minas Gerais."
Graça Leal (Belo Horizonte, MG)

Visconde de Mauá
"Hoje comemora-se mais um aniversário de Irineu Evangelista de Sousa (28/12/1813). Homem probo, culto e capaz. O maior empreendedor do século 19, pois iniciou a implantação da ferrovia no Brasil, criou indústrias, inovou a comunicação, fundou o banco Mauá e acima de tudo valorizou o homem.
Rogo para que seu espírito de luz ilumine os empresários e investidores na área portuária, para que não induzam a imprensa a divulgar reportagens desprovidas de verdade e distorcidas.
O cidadão comum não pode navegar nessa ficção insensata, envolvente e contagiante, porém falsa, chamada privatização dos portos, quando vista por um único ângulo, o empresarial."
Antonio Bautista Fidalgo (Santos, SP)

Cruzeiro
"Afirmar que o Cruzeiro apanhou do Palmeiras porque estava cansado do jogo contra o Corinthians sem afirmar ao mesmo tempo que o Cruzeiro apanhou do Corinthians porque estava cansado do jogo contra o Palmeiras é, no mínimo, uma falácia expressa e aceita por quem não tem a mínima lógica de raciocínio ou quer menosprezar o resultado."
Aurélio T. Kobayashi (São Roque, SP)

Boas-festas
A Folha agradece e retribui as mensagens de boas-festas que recebeu de: Cecilia e Abram Szajman (São Paulo, SP); Eduardo José Farah, presidente da Federação Paulista de Futebol; Luiz
Antonio de Medeiros, presidente da Força Sindical (São Paulo, SP); Fran Augusti, Volkswagen do Brasil Ltda. (São Paulo, SP); CB Richard Ellis S/C Ltda. (São Paulo, SP); Getúlio Corrêa, presidente da Associação dos Magistrados das Justiças Militares Estaduais (Florianópolis, SC); Credicard S/A; Pró-Reitoria de Graduação da Unesp (São Paulo, SP); Sig & Joële Empório da Casa (São Paulo, SP); A Nossa Casa da Criança (São Paulo, SP); Leonel Ramos de Oliveira (Florianópolis, SC); Impsat; Jair José Cavalcanti (Santos, SP); Roteiros de Charme - Associação de Hotéis; Marina Barros; L'Hotel (São Paulo, SP); Hilton; Maison de la France (Paris, França); Air France; Queensberry Viagens e Turismo; Vada and Bill Tiefel; Cit World Travel Group; Hotel Fazenda & Golf Solar das Andorinhas (Campinas, SP).

Texto Anterior: A grande prioridade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.