Índice geral Acontece
Acontece
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Prodígio indie, Kurt Vile toca no Cine Joia

Com The Violetors, cantor fará show de abertura de Thurston Moore, ex-Sonic Youth

RODRIGO LEVINO
EDITOR-ASSISTENTE DA “ILUSTRADA”

Aos 32 anos, Kurt Vile, norte-americano da Filadélfia, tem experimentado só agora a repercussão do seu trabalho, que tem quase uma década, quatro discos, quatro EPs e dois singles.

Oriundo de uma geração que gravou as primeiras demos em formato CD-R, ele figurou em 2011 nas mais prestigiosas listas de discos do ano com o álbum "Smoke Ring for My Halo", lançado pela Matador Records.

"A melhor coisa de ter seu trabalho reconhecido é poder tocar para mais pessoas. É só isso o que me importa", disse ele, em entrevista à Folha, sobre show que fará hoje à noite em São Paulo.

Vile dividirá o palco com Thurston Moore, do Sonic Youth, para quem tem feito os shows de abertura da turnê "Demolished Thoughts".

O "frisson" em torno do cantor e compositor não foi sem motivo. Deve-se a uma mistura de alt-country, folk e rock alternativo, com pendor para a psicodelia -esta, nas letras e melodias.

"Tem um pouco de Mutantes e Tom Zé nisso, eu acho", contou ele, colecionador de discos de música brasileira e frequentador de lojas de LPs das cidades por onde tem passado. "Eu sei que há boas lojas do gênero em São Paulo. É bom aproveitar, pois elas estão acabando."

AMIGOS PARA SEMPRE

Além dos discos solo, Vile gravou outros dois com a banda conterrânea The War on Drugs, da qual também fazem parte alguns membros do grupo The Violetors, que o acompanha nos shows.

Sobre a relação com Moore, Vile disse ainda não ter se acostumado. "De repente, estou fazendo shows com o cara que ouvi a vida inteira. E preciso fazer uma cara de quem acha isso normal", ri.

No fim da atual turnê, um disco novo será gerado. "É possível que eu também grave coisas mais antigas. Tenho músicas de dez anos atrás. Acho que chegou a hora mostrá-las", disse, ciente da efemeridade do "hype".

THURSTON MOORE - KURT VILE & THE VIOLETORS
QUANDO hoje, às 21h
ONDE Cine Joia (pça. Carlos Gomes, 82, Liberdade, tel. 3231-3705)
QUANTO de R$ 70 a R$ 140
CLASSIFICAÇÃO 16 anos

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.