Índice geral Acontece
Acontece
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Cia. Club Noir une teatro clássico e de vanguarda em projeto

Grupo de Alvim inicia montagem de seis tragédias de Ésquilo com "As Suplicantes"

GABRIELA MELLÃO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O caos instaurado dentro da ordem. "Peep Classic Ésquilo", projeto da Cia. Club Noir para montagem das seis tragédias de Ésquilo que se inicia neste fim de semana com a estreia de "As Suplicantes" e vai até dezembro, apresenta o universo instável da obra poética dentro de um cubo, espaço que simboliza o pensamento cartesiano.

Essas duas forças opostas sintetizam o trabalho do encenador Roberto Alvim. O encontro gera um ruído mais intenso nesta nova empreitada, que faz colidir também o início da história do teatro com seu atual momento.

Ésquilo é o primeiro dramaturgo cuja obra se tem registro, reconhecido como o pai da tragédia. Club Noir é uma cia. de vanguarda, que busca novos caminhos ao teatro contemporâneo.

Embora sejam adaptações, Alvim considera suas montagens fieis ao autor grego.
"Ésquilo é marcante sobretudo pela forma instável e desagregadora de sua obra, própria a um mundo que é anterior a Sófocles e Platão", explica.

"As Suplicantes" retrata a fuga de 50 mulheres de um grupo de homens que anseiam desposá-las. A versão torna a trama abstrata ao eliminar explicações e deixar espaços vazios sublinhando o desespero das mulheres.

As 50 virgens tornam-se duas, as quais, no entanto, revelam-se múltiplas através dos ritmos e variações das vozes. A opção de Alvim pelo entendimento sensorial da obra torna-se evidente quando a personagem que evoca o coro rejeita o discurso para apresentar as súplicas com uma melodia chorosa.

"A grande tensão é usar a palavra para refugar a comunicação e o mito trágico para desprezar a narrativa", sintetiza o diretor.

AS SUPLICANTES
QUANDO sex. e sáb., às 21h, dom., às 20h
ONDE Club Noir (r. Augusta 331; tel. 3255-8448)
QUANTO R$ 20
CLASSIFICAÇÃO 14 anos

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.