Índice geral Acontece
Acontece
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Crítica drama

Atriz brilha em estradas mexicanas

"Um Mundo Secreto" abre o Festival de Cinema Latino-Americano, com 75 filmes até o dia 19

Divulgação
A atriz Lucía Uribe é uma adolescente em fuga no filme mexicano "Um Mundo Secreto"
A atriz Lucía Uribe é uma adolescente em fuga no filme mexicano "Um Mundo Secreto"

THALES DE MENEZES
THALES DE MENEZES

Se o filme que abre a sétima edição do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo representar de alguma forma o perfil dessa mostra de 75 obras, o evento deve agradar bastante.

"Um Mundo Secreto", do mexicano Gabriel Mariño, é um filme de estrada lento, introspectivo, com paisagens registradas de modo deslumbrante pelo diretor de fotografia Ivan Hernández.

Tanta beleza na tela serve como moldura opressora para o vazio sem perspectivas que marca a vida da protagonista, a adolescente Maria.

Mariño praticamente dispensa palavras para retratá-la. Numa das sequências iniciais, a câmera passeia por ruas da metrópole, até entrar furtiva e silenciosamente em um edifício de bairro pobre.

Por corredores sujos, avança até o quarto simples de Maria. Na cama, ela faz sexo com um garoto. Olha para o teto, sem esboçar a mínima reação ao coito frio e mecânico.

A expressão impassível de Maria transmite de imediato seu desinteresse pela vida que lhe foi dada. Duas cenas depois, o espectador não é surpreendido quando ela arruma a mochila para fugir.

O que se segue é uma proposta de cinema tão minimalista quanto poderosa. O roteiro não dará a ela encontros com pessoas incríveis ou aventuras mirabolantes, como os "road movies" do tipo "Thelma & Louise".

Em "Um Mundo Secreto", a estrada é apenas um caminho asfaltado até o oceano que Maria quer conhecer.

As transformações acontecem, claro, é um filme de rito de passagem, mas são delicadas e viscerais, transmitidas pelo olhar de Maria.

Um dos encantos de assistir a "Um Mundo Secreto" está no expressivo rosto de Lucía Uribe. Com 20 anos e nada no currículo além da atuação em um curta quando era criança, ela é uma revelação.

Para um filme com muita sutileza mas pouca ação, o final impactante surpreende. Fica uma grande vontade de acompanhar os próximos trabalhos do diretor e da atriz.

"Um Mundo Secreto" vai contra a cartilha do cinema comercial americano, mas outros filmes no festival paulistano usam o modelo com inventividade. O cubano "Juan dos Mortos" e o colombiano "O Ermo" elencam zumbis e aliens para fazer bom cinema de apelo popular.

A programação do evento pode ser consultada no site www.memorial.org.br

UM MUNDO SECRETO
DIREÇÃO Gabriel Mariño
PRODUÇÃO México, 2012
COM Lucía Uribe, Olivia Lagunas
QUANDO hoje, às 21h
ONDE Memorial da América Latina (av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, tel. 3823-4600)
QUANTO grátis
AVALIAÇÃO ótimo

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.