Índice geral Acontece
Acontece
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Mostra de impressionistas pode ter até 600 mil visitas

Previsão do CCBB, onde fila para entrar demora até quatro horas, é de bater recorde de público com obras-primas do Museu d'Orsay

Ze Carlos Barretta/Folhapress
Visitantes observam tela de Van Gogh no CCBB
Visitantes observam tela de Van Gogh no CCBB

DE SÃO PAULO

Depois do alvoroço da abertura, em que 10 mil pessoas foram ao Centro Cultural Banco do Brasil, a mostra com obras-primas impressionistas do Museu d'Orsay, de Paris, tinha umas cem pessoas na fila na manhã de ontem.

No fim de semana, a exposição ficou aberta por 30 horas seguidas, das 15h de sábado até as 22h de domingo, mas as filas não diminuíram nem na madrugada -segundo organizadores da mostra, demora-se em média três horas para entrar no CCBB, com picos de quatro horas.

Lá dentro, 50 pessoas são admitidas por vez em cada uma das quatro salas com 85 telas de Monet, Van Gogh, Cézanne, Renoir e outros mestres do gênero que floresceu em meados do século 19.

Em um cálculo rápido feito pela Folha, foi possível notar que depois de horas na fila, visitantes passam em média 30 segundos olhando para cada tela, média que cai para até 13 segundos quando o artista é menos conhecido.

"La Salle de Danse à Arles", de Van Gogh, prende a atenção o dobro do tempo que "Le Placard à Linge", de Vuillard, por exemplo, nome que alguns visitantes faziam biquinho para pronunciar.

Segundo Marcos Mantoan, diretor do CCBB-SP, a mostra será recordista de público na história da instituição, com previsão de receber 600 mil visitantes até outubro.

Turbinando essa expectativa, mais duas viradas de 30 horas estão programadas até o fim da mostra, uma no começo de setembro, coincidindo com a abertura da Bienal de São Paulo, e outra no encerramento da exposição.

Com horário estendido às sextas e sábados, a segurança foi reforçada no entorno, com luzes das ruas trocadas por outras mais fortes e base da polícia em frente ao CCBB. Vans também foram fretadas para levar visitantes ao metrô.

IMPRESSIONISMO
QUANDO ter. a qui. e dom., 10h às 22h; sex. e sáb., até 23h; até 7/10
ONDE CCBB (r. Álvares Penteado, 112, tel. 3113-3651)
QUANTO grátis
CLASSIFICAÇÃO livre

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.