Índice geral Acontece
Acontece
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

António Zambujo estreita laços entre Brasil e Portugal

Cantor português lança o disco "Quinto" hoje e a amanhã com shows em São Paulo

MARCUS PRETO
DE SÃO PAULO

Português, 36 anos, António Zambujo chegou ao Brasil em 2009, quando "Outro Sentido", seu terceiro álbum, ganhou uma edição nacional.

O disco havia saído em Portugal dois anos antes e, na nossa versão, ganhava três faixas extras, com Ivan Lins, Roberta Sá e Zé Renato.

Ali, o cantor de voz macia e delicada iniciava uma conversa ao pé do ouvido entre o fado, gênero que ele defende desde seus primeiros trabalhos, e a música brasileira.

"Quinto", que chega agora às lojas brasileiras e tem shows de lançamento hoje e amanhã em São Paulo, dá prosseguimento à conversa -alguns patamares acima.

Elementos do Brasil não surgem mais isolados, como nos trabalhos anteriores. Embora haja momentos em que apareça com mais intensidade (em "Flagrante"), a conexão entre o som dos dois países se espalha por todo o trabalho, soando natural.

"A música brasileira sempre foi de grande influência no que faço. E isso cresce com o correr dos anos. Como cantor e compositor, ela ocupa agora em mim um espaço do mesmo nível do jazz, da música africana e até do fado."

Desta vez, edições brasileira e portuguesa são idênticas. E contam com composições dos cariocas Marcio Faraco e Rodrigo Maranhão.

A aproximação de Zambujo com o Brasil ganhou gás em 2009, quando Caetano Veloso fez um texto ligando o cantor a João Gilberto.

De lá até agora, Zambujo busca estreitar os laços entre seu país e o nosso. "Queria que a relação entre Portugal e Brasil estivesse mais integrada. Que vocês gostassem tanto da nossa música quanto nós gostamos da vossa. Mas não me queixo."

ANTÓNIO ZAMBUJO
QUANDO hoje e amanhã, às 22h
ONDE Tom Jazz (av. Angélica, 2.331; tel. 3255-0084)
QUANTO R$ 90
CLASSIFICAÇÃO 14 anos

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.