Índice geral Acontece
Acontece
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

'Só comédias dão bilheteria na Itália atual'

Com o país em crise, população vai ao cinema esquecer os dramas, sugere cineasta de animação Bruno Bozzetto

Criador do célebre personagem Senhor Rossi está em São Paulo para a 7ª Semana Pirelli de Cinema Italiano

GABRIELA LONGMAN
DE SÃO PAULO
Lenise Pinheiro/Folhapress
Cena de "Flutuações", do grupo Contadores de Estórias
Cena de "Flutuações", do grupo Contadores de Estórias

Bruno Bozzetto conversou com a Folha na última quarta-feira, dia em que os jornais estampavam a renúncia eminente de Silvio Berlusconi.

Para o cineasta italiano especializado em animação com boa dose de sátira política, a notícia é impactante, mas não muda o principal: a crise econômica gravíssima que atravessa a Itália e o restante da Europa.

Um dos pioneiros da animação no país, Bozzetto, 73, criou o famoso Senhor Rossi, personagem que é protótipo do italiano médio e aparece em vários de seus filmes -um Homer Simpson à italiana.

Na entrevista, ele traçou um panorama do quadro atual do país, em que o remédio, ao que parece, é rir para não chorar.

"Em momentos como este, a cultura é sempre a primeira a sair prejudicada. Os jovens animadores que conheço estão sendo todos obrigados a deixar o país para conseguir trabalho", disse o cineasta, no Brasil a convite da 7ª Semana Pirelli de Cinema.

Até o dia 24, o evento exibe clássicos restaurados -entre eles, cinco filmes de Mario Monicelli (1915-2010)- e 12 longas da produção contemporânea do país, em especial comédias.

"É um momento em que a Itália produz uma ótima safra de humor. A maioria dos italianos vai ao cinema poucas vezes por ano, levando a família toda. Esse público, via de regra, quer ver comédias para deixar a vida real um pouco mais leve, esquecer de seus próprios dramas."

O diretor citou ainda o problema de financiamento do cinema do país.

"Enquanto a França cria fundos estatais para financiar jovens cineastas e o Brasil permite financiamento via Lei Rouanet, a Itália tem uma comissão nada confiável, em que sempre o mesmo grupo recebe o dinheiro", lamenta.

7ª SEMANA PIRELLI DE CINEMA ITALIANO

QUANDO Até 24/11

ONDE Cinemark Shopping Iguatemi; Cinemark Shopping Paulista e Cine Sabesp (ciclo contemporâneo); e no MIS (clássicos restaurados; veja programação em www.cinemaitaliano.com.br)

QUANTO de R$ 3 a R$ 9

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.