Índice geral Acontece
Acontece
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Compositor britânico Thomas Adès se apresenta com a Osesp

Antes de reger três peças suas à noite, ele faz palestra gratuita

ROBERTO KAZ
DE SÃO PAULO

Em janeiro deste ano, o pianista britânico Thomas Adès, 40, acompanhou a estreia de sua peça "Polaris", tocada pela New World Symphony Orchestra, de Miami.
Ao final, foi chamado ao palco pelo regente Michael Tilson Thomas, que, em agradecimento, ergueu a partitura rente à sua cabeça -indicando, segundo Alex Ross, renomado crítico de música clássica, "que aquela laje sonora de mármore vinha de um compositor vivo".
Agora, ele rege a mesma peça à frente da Osesp. De hoje a sábado, comanda a interpretação de "Polaris" e de outras duas obras de sua autoria: "Asyla" e o concerto para violino "Concentric Paths".
Antes do concerto de hoje, o músico fala sobre sua obra.
Tido como um dos mais importantes compositores da atualidade, Adès já compôs para as filarmônicas de NY e Los Angeles. Simon Rattle, diretor da Filarmônica de Berlim, o considerou "o compositor mais extravagantemente dotado" da nova geração.
Adès falou à Folha por telefone. Disse que suas peças refletem a situação política e cultural presente: "Você não pode fingir que está em 1890".
Ainda assim, acredita que, mesmo vivendo na Inglaterra, a crise europeia não mudará seu estilo: "Nos jornais, você vê que a Europa está pegando fogo. Mas ainda não senti o cheiro da fumaça".
Mais dramáticas, para ele, são as limitações do mercado fonográfico. "Se você quer gravar, é preciso se adaptar à realidade das gravadoras. É como na Primeira Guerra, em que se escrevia para grupos pequenos, porque não havia dinheiro para orquestras".

OSESP E THOMAS ADÈS

QUANDO palestra hoje, às 19h30; concertos hoje e amanhã, às 21h; sáb., às 16h30
ONDE Sala São Paulo (pça. Júlio Prestes, 16; tel. 0/xx/11/3223-3966)
QUANTO grátis (palestra; inscrições: www.osesp.art.br); R$ 24 a R$ 135 (concertos)
CLASSIFICAÇÃO livre

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.