UOL


São Paulo, domingo, 01 de junho de 2003

Texto Anterior | Índice

ERUDITO

Orquestra fundada em 1946 faz concerto gratuito no Ibirapuera às 11h

Bamberg ecoa Beethoven e Brasil ao ar livre

DA REPORTAGEM LOCAL

A Orquestra Sinfônica de Bamberg se apresenta hoje às 11h em concerto gratuito e ao ar livre no parque Ibirapuera. É a quarta vez que os músicos alemães, agora regidos por Jonathan Nott, estão em turnê pelo Brasil. Eles integram a temporada internacional do Mozarteum Brasileiro.
A boa notícia está no programa a ser interpretado. Em lugar de valsas e polcas, como se o público domingueiro fosse incapaz de assimilar partituras de maior consistência, a Bamberg interpretará um repertório primoroso.
Serão três peças, começando com a abertura da ópera "Os Mestres Cantores de Nuremberg", de Richard Wagner (1813-1883). Em seguida, "Saudades do Brasil", do compositor francês Darius Milhaud (1892-1974). E, por fim, a "Sinfonia nš 7", de Ludwig van Beethoven (1770-1827).
A peça de Wagner foi interpretada ontem, na segunda e última récita da Bamberg na Sala São Paulo. Quanto à de Milhaud, é uma colagem de temas brasileiros com os quais o compositor francês manteve contato durante sua permanência no Rio de Janeiro, no início do século passado. E Beethoven... bem, Beethoven é Beethoven.
Bamberg, cidade de 70 mil habitantes na Baviera, possui forte tradição musical. A orquestra foi por muito tempo um conjunto alemão baseado em Praga, hoje capital da República Tcheca e na qual conviviam as culturas da Alemanha e da Boêmia. A atual formação foi fundada em 1946.
Mesmo sem o orçamento e o marketing das formações sinfônicas alemãs mais antigas e tradicionais, a Bamberg é um exemplo de como aproveitar talentos e técnica num país empipocado por bons conservatórios.
(JOÃO BATISTA NATALI)


ORQUESTRA SINFÔNICA DE BAMBERG. A orquestra alemã, regida por Jonathan Nott, interpreta Wagner, Milhaud e Beethoven. Quando: hoje, às 11h. Onde: parque Ibirapuera - praça da Paz (av. Pedro Álvares Cabral, s/nš, tel. 3815-6377). Quanto: entrada franca. Patrocinadores: governo do Estado de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura, Santista Têxtil, Siemens e Votorantim.


Texto Anterior: Para quebrar o gelo
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.