São Paulo, quinta-feira, 02 de setembro de 2010

Texto Anterior | Índice

Paul Auster encena cárcere voluntário

Texto do escritor americano inspirado em Beckett ganha primeira montagem no país

GABRIELA MELLÃO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Ao falar do absurdo da existência humana, Samuel Beckett afundou num monte de grama sua Winnie, protagonista de "Dias Felizes".
Com o mesmo propósito, Paul Auster encarcerou um casal em duas caixas em "Esconde-Esconde", peça rebatizada de "DentroFora" pelo grupo gaúcho In.Co.Mo.De-Te - que faz sua estreia paulistana hoje.
Como "Dias Felizes", a obra de Auster tem como essência a impossibilidade do contato físico. Os personagens Homem e Mulher relacionam-se servindo-se apenas da sonoridade da palavra, num discurso vazio.
Auster indica nas rubricas o uso de caixas de madeira abertas da cintura para cima.
Na versão do In.Co.Mo.De-Te, realizada com rigor técnico, o encenador Carlos Ramiro Fensterseifer opta em fazê-las de acrílico.
Os personagens ficam expostos como se estivessem em vitrines. "Enfatizamos a preocupação da exposição e aparência como algo primordial da condição humana contemporânea", explica.
O diretor também transforma a plateia em mercadoria.
Inverte o jogo quando os personagens discutem sobre o significado da palavra azul, incidindo uma forte luz azulada sobre o espectador.
O tom da interpretação é artificial. Com maquiagem exagerada, a expressividade dos protagonistas também é desumanizada. A relação entre ficção e realidade é evidente: "Nos comunicamos muitas vezes sem nos enxergarmos, assumindo posturas artificiais na vida e na arte".

DENTROFORA
ONDE Itaú Cultural (av. Paulista, 149, tel. 2168-1776)
QUANDO estreia hoje. De quin. a dom., às 20h. Até 12/9
QUANTO Entrada franca
CLASSIFICAÇÃO 14 anos


Texto Anterior: Peça expõe lado cômico de Mike Leigh
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.