São Paulo, terça-feira, 03 de março de 2009

Próximo Texto | Índice

Filmes de 1 minuto são exibidos nas paredes, no chão e em sala do Masp

Festival "1000 Minutos de 80 Países" apresenta seleção nacional e estrangeira

Divulgação
Cena de 'Uma Vez', de André Abujamra e Jarbas Agnelli

DA REPORTAGEM LOCAL

O Festival do Minuto, que há pouco mais de um ano é permanente na web, organizou, ao lado de seu equivalente holandês, a exposição "1000 Minutos de 80 Países", que tem abertura hoje, para convidados, no Masp (e amanhã para o público).
A mostra apresenta uma seleção dos filmes de um minuto exibidos pelos festivais de todo o mundo, em 30 monitores LCD de 42 polegadas colocados nas paredes do mezanino do museu paulistano.
Além do panorama internacional, que já esteve em cartaz em Pequim, Florença, Lisboa e Bruxelas, segundo a organização, o Brasil ganha uma seleção nacional, de curadoria de Marcelo Masagão ("Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos").
A "Mostra Brasil", que ficará em uma sala separada do Masp, traz 60 vídeos de um minuto e outros dez com até dez segundos -todos participantes do Festival do Minuto brasileiro, criado em 1991.
Entre os diretores contemplados, Kiko Goifman ("Fábulas da Vó de Arturo"), Roberto Berliner ("Afinação da Interioridade") e André Abujamra e Jarbas Agnelli ("Uma Vez").
Masagão escolheu ainda, entre os trabalhos internacionais -parte do acervo do Festival do Minuto da Holanda-, 60 vídeos para serem projetados no chão do museu. A seleção vai de Burkina Faso à Islândia, passando por Cuba, Japão, Irã e Grécia, entre outros.
Após a parada no Brasil, até o dia 29 deste mês, a mostra "1000 Minutos de 80 Países" deve seguir para a África do Sul e para o Egito.
Na internet, é possível assistir ao acervo holandês (www.theoneminutes.org) e ao brasileiro (festivaldominuto.com.br) -que renova mensalmente seus vídeos e inclui obras de diretores como Fernando Meirelles, Carolina Jabor, Beto Brant e Tata Amaral.


1000 MINUTOS DE 80 PAÍSES
Quando: abertura hoje, às 19h30 (para convidados); de ter. a dom., das 11h às 18h (às quintas, até as 20h)
Onde: no Masp (av. Paulista, 1.578, tel. 3251-5644; até 29/3)
Classificação indicativa: livre
Quanto: R$ 15 (grátis às terças e para menores de 10 anos e maiores de 60, todos os dias)



Próximo Texto: Telas de Saleme mostram as suas marcas em SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.