|
Próximo Texto | Índice
Eugenio Barba faz demonstração de processo em SP
Diretor residente na Dinamarca fala sobre método em que "desaprender" é tão essencial quanto ganhar conhecimento
Palestra do diretor italiano acontece na quinta no teatro Sérgio Cardoso, com demonstração de técnica vocal da atriz Julia Varley
Dário Gabriel/25.nov.2009
|
|
O diretor Eugenio Barba, que criou o Odin Teatret há 46 anos
GUSTAVO FIORATTI
DA REPORTAGEM LOCAL
Um dos maiores desafios de
um artista experiente, diz o diretor italiano Eugênio Barba, é
saber desaprender.
Maneirismos podem, com
certo risco, se incrustar no trabalho de quem extrai da criatividade um projeto de vida. E
ele, que completa 46 anos à
frente do grupo Odin Teatret,
na Dinamarca, discorre em palestra no teatro Sérgio Cardoso
justamente sobre os métodos
que desenvolveu para criar
uma identidade sem vícios.
"É o paradoxo do conhecimento", resume o diretor em
entrevista à Folha, por e-mail.
"Nós nos esforçamos para
aprender e, com o tempo, o que
sabemos determina nossa
identidade profissional. Mas
essa forma comporta maneirismos. Daí a luta contra o saber
aprisionado com clichês", diz.
Tão fortes podem ser as mudanças de um processo criativo
para o outro que Barba as define com a palavra "terremoto".
"O terremoto maior é quando
iniciamos um novo espetáculo.
Tudo o que havíamos feito antes não pode ser utilizado."
"O Tapete Voador", que será
exibido na quinta após a palestra, ilustra alguns desses princípios. Rememora processos
utilizados anteriormente para
estimular e descobrir possibilidades vocais, consideradas como exercícios "que empenham
o organismo do intérprete".
Teatro Pobre
A demonstração do método é
da atriz Julia Varley, que trabalha no Odin desde 1976. Todos
do grupo, assim como ela, têm
espetáculos próprios como esse, espécie de repertório sobre
métodos pessoais de trabalho.
A exemplificação implica
questões do desgaste íntimo
que atinge a todos, diretor e intérpretes, gerando "tensão e
desorientação", diz Barba.
Meticuloso, o diretor também procura dar um tratamento às memórias do ator. Antes
de entrar para o Odin, Julia
Varley trabalhou cinco anos em
um grupo de teatro político de
Milão, o que, para Barba, pode
definir detalhes. "É evidente
que seu corpo-memória está
profundamente influenciado
por seu aprendizado técnico e
seu processo de autonomia,
suas rebeliões, conquistas e o
profundo sentido de responsabilidade", diz.
Por essas artérias de Barba
corre a influência do diretor
polonês Jerzy Grotowski
(1933-1999), antigo parceiro e
mestre. Grotowski foi o criado
do Teatro Pobre, calcado também na valorização de um trabalho psico-físico do ator.
EUGENIO BARBA
Onde: teatro Sérgio Cardoso (r. Rui Barbosa, 153, tel. 3288-0136)
Quando: dia 6, às 19h30
Quanto: grátis
Classificação: livre
Próximo Texto: Sesc também dá destaque para o teatro italiano Índice
|