São Paulo, segunda-feira, 03 de julho de 2006

Texto Anterior | Índice

Crítica/"Separados pelo Casamento"

Longa é terapia de choque para casais que não combinam

BRUNO YUTAKA SAITO
DA REPORTAGEM LOCAL

Na fórmula da comédia romântica, o final feliz após vários desencontros que quase impedem a união de um casal é um daqueles elementos que reforçam a vocação escapista própria da essência do cinema. Nada melhor do que entrar na sala e ser transportado para longe dos aborrecimentos do dia-a-dia.
Causa surpresa então que um sucesso de bilheteria como "Separados pelo Casamento" seja uma anti-comédia romântica, apesar de conter quase todos os elementos desse gênero. Trata-se de um filme desagradável.
Jennifer Aniston e Vince Vaughn levam para a sala escura do cinema todas as amargas questões da sala de estar de uma relação amorosa falida. Após dois anos morando em um descolado apartamento, as diferenças se tornam incontornáveis. Ele, um ogro que adora ficar atolado no sofá jogando videogame. Ela, uma chatinha que deseja mais consideração desse Shrek que nunca se oferece para lavar a louça. Surgirá a gota d'água, e Aniston decide terminar a relação -apenas um artifício para que Vaughn repense seu modo de ser.
"Separados pelo Casamento" provocará mais risos amarelos e constrangidos. Afinal, o que há de tão engraçado em ver um casal brigando por coisas tão triviais? Comédia deprê nesse sentido, funciona como uma terapia de choque para casais que simplesmente não combinam. Uma relação não deixa de ser uma Guerra Fria, cheia de ações diplomáticas em que ir ao balé só para agradar a parceira, mesmo que você não suporte balé, é algo que pode definir com quem você vai dividir o teto na alegria e na tristeza.


SEPARADOS PELO CASAMENTO   
Direção:
Peyton Reed
Com: Vince Vaughn e Jennifer Aniston
Quando: em cartaz nos cines Frei Caneca, Kinoplex Itaim e circuito


Texto Anterior: Dupla garante boas cenas em comédia inteligente
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.