São Paulo, domingo, 03 de dezembro de 2000

Próximo Texto | Índice

"O Carnaval dos Animais" usa instrumentos para fazer analogia com diversos bichos

Sinfonia Animal


Evento inaugura o projeto Música na Estação, que prevê concertos na Sala São Paulo para crianças em 2001


João Wainer/Folha Imagem
O ator Cassio Scapin (à frente) durante ensaio do espetáculo "O Carnaval dos Animais", com o coral do Projeto Guri e a Sinfônica Jovem do Estado, que será apresentado hoje na Sala São Paulo


MARCELLA FRANCO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Hoje o público da Sala São Paulo vai trocar os paletós e vestidos longos por calças curtas. A mudança no figurino acontece porque a atração é um concerto especial para as crianças.


"O Carnaval dos Animais", obra escrita pelo compositor francês Camille Saint-Saëns (1835-1921), reúne num só espetáculo a Orquestra Sinfônica Jovem do Estado, o coral do Projeto Guri e o ator Cassio Scapin.
A obra descreve, por meio de 14 números curtos e cheios de brincadeiras, o mundo dos animais, fazendo analogias de instrumentos com alguns bichos, como o leão e os cangurus.
"Dessa forma, conseguimos mostrar às crianças, de uma maneira bem didática, a função de diversos instrumentos musicais", diz o maestro João Maurício Galindo, que conduz a batuta da Orquestra Jovem há dez anos.
Para conferir movimento cênico ao espetáculo, Cassio Scapin, 34, entra na brincadeira representando o próprio compositor, dessa vez apelidado como maestro Camilo Sansão.
"Faço uma entrada engraçada, porque interrompo o ensaio da orquestra e atrapalho o maestro João", diz Scapin, que utiliza técnicas como mímica e dança na composição do personagem. "Ele é totalmente cômico, um clown com a função de mostrar às crianças como a música clássica pode ser divertida e prazerosa."
Entre um número musical e outro, os dois dialogam sobre a função de cada componente da orquestra, sempre relacionando-os a algum animal. Os violoncelos, por exemplo, representam cisnes, e os contrabaixos, elefantes.
"Apresentamos tudo de uma maneira divertida, já que Saint-Saëns compôs a obra com muito bom humor", diz Galindo, que sobe ao palco vestido com um fraque de mangas enormes e muito acima de seu tamanho. "É tudo uma grande brincadeira."
A sinfonia se completa com a execução de músicas de Natal pela garotada do Coral do Projeto Guri, comandado por Regina Kinjô. "Estamos formando o público de depois. Temos de mostrar coisas boas para que eles assimilem tudo", diz Scapin.
A apresentação de hoje (que se repetirá no próximo domingo) é uma espécie de piloto do projeto Música na Estação, que visa realizar diversos concertos dedicados a crianças em 2001. Com início previsto para março, a iniciativa integra o programa de revitalização do centro da cidade, da Secretaria de Estado da Cultura.
"O projeto tem o objetivo de formar novas platéias", afirma o secretário da Cultura, Marcos Mendonça. "Queremos que as crianças aprimorem o gosto pela música erudita desde cedo."
A programação será diversificada, mas sempre em parceria com entidades que desenvolvam ações sociais. Nessa apresentação, o grupo escolhido é a Tucca (Associação para Crianças e Adolescentes com Tumor Cerebral), que receberá a bilheteria do espetáculo.


Espetáculo: O Carnaval dos Animais Quando: hoje e dia 10/12, às 11h Onde: Sala São Paulo (pça. Júlio Prestes, s/nš, tel. 3337-5414) Quanto: R$ 10 (menores de 12 anos e maiores de 60 anos, R$ 5)




Próximo Texto: Saint-Saëns compôs paródia musical
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.