São Paulo, segunda-feira, 05 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rubem Alves lança livro hoje na Livraria da Vila

"Perguntaram-me se Acredito em Deus" é nova obra

Divulgação
Rubem Alves, 73, que se inspirou em encontro com leitores


DA REPORTAGEM LOCAL

O escritor Rubem Alves, 73, colunista da Folha, lança hoje à noite, na Livraria da Vila, o livro "Perguntaram-me se Acredito em Deus", uma compilação de histórias protagonizadas por um certo Mestre Benjamin, um sábio que fala dos problemas e da natureza do mundo e da humanidade. A idéia de escrever o livro, conta Alves, surgiu de um encontro promovido pela Folha em que ele recebeu da platéia a pergunta que se tornou seu título.
Já na orelha, avisa: assumindo uma abordagem "antropofágica", o escritor diz ter "comido" vários textos sagrados e tirado deles o extrato do que ali narra. "Tenho formação protestante e há textos que ficaram em mim", diz Alves, doutor em teologia e filosofia.
"Misturei passagens bíblicas à minha imaginação poética, e à poesia de escritores como Cecília Meireles, Walt Whitman, William Blake etc. Não respondo à questão colocada no título.
Os leitores ficarão fisgados pela pergunta, mas não vão ter respostas, apenas poesia. Se respondesse, diria que não acredito nas caricaturas que as religiões fizeram de Deus."
Rubem Alves ressalta ainda que a questão que importa não é se Ele existe ou não. E sim que a mera presença do nome "Deus" na civilização ocidental é um espinho cravado, que tem poder social e psicológico.
"Quando o Papa visitou o campo de concentração de Treblinka, perguntou "onde estava Deus?", a mesma pergunta de um editorial do "New York Times" depois dos ataques de 11 de setembro. É incrível como somente o nome Dele já torna as pessoas estúpidas e elas perdem a capacidade de entender as tragédias do mundo", aponta o autor, assumindo também o caráter professoral de sua nova "contação" de histórias.
"Nos meus livros anteriores, a dimensão do mistério já estava presente, mas não de maneira tão concentrada como aqui, com o cotidiano, o humor e a poesia. Como Deus perturba muito a maneira como as crianças, adolescentes, as pessoas em geral entendem a vida, acho que o livro tem sim um sentido educativo."


PERGUNTARAM-ME SE ACREDITO EM DEUS
Autor:
Rubem Alves
Editora: Planeta
Quanto: R$ 29,90 (176 págs.)

LANÇAMENTO
Quando:
Hoje, às 18h30
Onde: Livraria da Vila (r. Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena. tel. 0/xx/ 11/3814-5811)


Texto Anterior: Ator criou confusão com fotógrafo
Próximo Texto: Crítica/"Quart4 B": Artificialismo tira força de filme sobre maconha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.