São Paulo, quinta-feira, 05 de abril de 2007

Próximo Texto | Índice

Versátil, Simian Mobile Disco vem ao Brasil

Duo inglês produz bandas de rock como Arctic Monkeys e Klaxons, faz sets como DJ e lança faixas de dance music

Remanescentes do quarteto Simian, James Ellis Ford e James "Jas" Shaw estão juntos desde 2005; 1º disco será lançado em junho

Divulgação
A dupla britânica Simian Mobile Disco, que toca no Skol Beats


THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma música de sucesso, um grande hit, tem o poder de alterar a trajetória de um artista. Com os ingleses Simian Mobile Disco, a história foi um pouco diferente. Eles foram criados a partir de uma canção.
Simian Mobile Disco é a dupla James Ellis Ford e James "Jas" Shaw. Além de lançarem faixas de dance music, eles produzem bandas de rock (como Klaxons e Arctic Monkeys) e fazem sets como DJs. É por meio dessa última faceta que eles vêm ao festival Skol Beats, que ocorre em 4 e 5 de maio, em São Paulo (informações em www.skolbeats.com.br).
O duo existe desde 2005, graças a "Never Be Alone", música que causou estrago delicioso nas pistas de dança do planeta que não se via desde o final dos anos 90, quando os Chemical Brothers fizeram o mundo gritar em "Hey Boy Hey Girl".
A canção era, na verdade, do quarteto Simian, do qual Ford e Shaw eram integrantes. A banda fazia um rock meio psicodélico, meio dançante, e tocava em clubes pequenos pela Inglaterra. Ford e Shaw, após algumas apresentações, costumavam tocar como DJs.
Em 2003, lançaram o disco "We Are Your Friends", produzido por Brian Eno, e que continha a canção "Never Be Alone". Eles resolveram abrir um concurso de remixes para a canção. Uma das que mandaram remix foi a então desconhecida dupla francesa Justice.
O remix não ganhou o tal concurso, mas foi parar nas mãos do DJ inglês Erol Alkan, que passou a tocá-lo incessantemente em 2004. A faixa, um electro-rock com o vocal gritado "Because we are your friends/ You'll never be alone again/ So come on" estourou no mundo todo.
A faixa ganhou inúmeros remixes (ou seja, remixes do remix...) e é bastante tocada até hoje. No ano passado, foi relançada pela Virgin e ganhou o prêmio de melhor clipe em premiação da MTV européia.
O grande sucesso da música foi o fim do Simian. Em 2005, nascia o Simian Mobile Disco, apenas com Ford e Shaw. "Esse remix tornou-se um hit enorme nos clubes. Ajudou o Justice e nos deu o empurrão para criarmos o Simian Mobile Disco", diz Ford à Folha.

Perspectiva diferente
De 2005 para cá, o SMD e o Justice transformaram-se em nomes grandes do mundo da dance music, principalmente por imprimirem elementos roqueiros (muitos vocais, canções melódicas, uso de guitarra) em suas faixas.
Ford, por exemplo, produziu o primeiro disco do Klaxons e o segundo do Arctic Monkeys, que será lançado no final do mês. "Fazemos música eletrônica, mas nosso background é do rock", diz Ford. "Assim, temos uma perspectiva diferente. Os produtores de eletrônica estavam fazendo a mesma coisa há algum tempo."
O primeiro disco do SMD, "Attack Decay Sustain Release", será lançado na Europa em 18/6 e terá "Hustler", "Tits & Acid", "I Believe" e o mais recente single, "It's the Beat".


Próximo Texto: Los Diaños traz misto de ska e hard rock a SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.