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Reflexão crítica sobre foto é tema de seminário
DA REDAÇÃO
Começa hoje o ciclo "Textos Seminais para Fotografia no Brasil",
no Centro Cultural São Paulo. Ao
todo serão realizadas seis palestras, que terão como tema central
os trabalhos de Walter Benjamin,
Roland Barthes, Susan Sontag,
Vilém Flusser e Arlindo Machado, que estão entre as principais
referências quando o assunto é reflexão sobre fotografia.
O ciclo de seminários se propõe
a avaliar, com textos de aprofundamento, a difusão e a permanência de obras daqueles autores no
meio intelectual brasileiro a partir
da década de 70, quando elas vieram suprir a carência de ensaios
sobre o tema no país.
Entre elas: "A Obra de Arte na
Época da Reprodutibilidade Técnica" (meados da década de
1930), de Benjamin, "Câmara Clara" (1980), de Barthes, "Sobre Fotografia" (1977), de Sontag, "Filosofia da Caixa Preta" (1983), de
Flusser, e "A Ilusão Especular: Introdução à Fotografia" (1984), de
Machado.
No Brasil, durante os anos 70, já
eram realizados eventos voltados
para a observação da fotografia
como registro documental e meio
expressivo, além da constituição
de centros de memória e pesquisa. No entanto, o mercado editorial oferecia poucos títulos sobre o
assunto traduzidos para o português, o que dificultava a ampliação do debate.
No campo da história da fotografia, destacam-se nomes como
Boris Kossoy e, mais tarde, Pedro
Vasquez. Na crítica diária: Stefania Bril, Roberto Pontual e Moracy de Oliveira.
O evento reúne críticos e pesquisadores como Christine Mello,
Eder Chiodetto, Etienne Samain,
Helouise Costa, Joaquim Paiva,
Leda Tenório Motta, Lucia Santaella, Maurício Lissovsky, Pedro
Karp Vasquez, Ricardo Mendes,
Rubens Fernandes Junior, Tadeu
Chiarelli e o próprio Arlindo Machado.
TEXTOS SEMINAIS PARA FOTOGRAFIA
NO BRASIL. Onde: sala de debates do
Centro Cultural São Paulo (r. Vergueiro,
1.000, Paraíso, tel. 3277-3611, ramal
221). Quando: todas as quintas-feiras de
agosto e nos dias 2 e 16 de setembro, das
19h às 21h. Quanto: entrada franca.
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