São Paulo, quinta-feira, 05 de agosto de 2004

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Reflexão crítica sobre foto é tema de seminário

DA REDAÇÃO

Começa hoje o ciclo "Textos Seminais para Fotografia no Brasil", no Centro Cultural São Paulo. Ao todo serão realizadas seis palestras, que terão como tema central os trabalhos de Walter Benjamin, Roland Barthes, Susan Sontag, Vilém Flusser e Arlindo Machado, que estão entre as principais referências quando o assunto é reflexão sobre fotografia.
O ciclo de seminários se propõe a avaliar, com textos de aprofundamento, a difusão e a permanência de obras daqueles autores no meio intelectual brasileiro a partir da década de 70, quando elas vieram suprir a carência de ensaios sobre o tema no país.
Entre elas: "A Obra de Arte na Época da Reprodutibilidade Técnica" (meados da década de 1930), de Benjamin, "Câmara Clara" (1980), de Barthes, "Sobre Fotografia" (1977), de Sontag, "Filosofia da Caixa Preta" (1983), de Flusser, e "A Ilusão Especular: Introdução à Fotografia" (1984), de Machado.
No Brasil, durante os anos 70, já eram realizados eventos voltados para a observação da fotografia como registro documental e meio expressivo, além da constituição de centros de memória e pesquisa. No entanto, o mercado editorial oferecia poucos títulos sobre o assunto traduzidos para o português, o que dificultava a ampliação do debate.
No campo da história da fotografia, destacam-se nomes como Boris Kossoy e, mais tarde, Pedro Vasquez. Na crítica diária: Stefania Bril, Roberto Pontual e Moracy de Oliveira.
O evento reúne críticos e pesquisadores como Christine Mello, Eder Chiodetto, Etienne Samain, Helouise Costa, Joaquim Paiva, Leda Tenório Motta, Lucia Santaella, Maurício Lissovsky, Pedro Karp Vasquez, Ricardo Mendes, Rubens Fernandes Junior, Tadeu Chiarelli e o próprio Arlindo Machado.


TEXTOS SEMINAIS PARA FOTOGRAFIA NO BRASIL. Onde: sala de debates do Centro Cultural São Paulo (r. Vergueiro, 1.000, Paraíso, tel. 3277-3611, ramal 221). Quando: todas as quintas-feiras de agosto e nos dias 2 e 16 de setembro, das 19h às 21h. Quanto: entrada franca.


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