São Paulo, quarta-feira, 06 de janeiro de 2010

Próximo Texto | Índice

Bregovic traz sons dos Bálcãs ao Brasil

Importante referência musical da região, músico toca em Brasília e Porto Alegre em setembro; data em SP está em negociação

Nascido na ex- Iugoslávia, Goran Bregovic fez trilhas para Kusturica, parceria com Iggy Pop e volta ao país para shows após quase dez anos

Ricardo M.L.-7.jul.05/Efe
Goran Bregovic e a Banda para Casamentos e Funerais se apresentamno Festival de Teatro Clássico de Mérida, na Espanha

MARCOS GRINSPUM FERRAZ
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Ele vem de um lugar onde "historicamente a música é tocada acompanhada de bebidas" e diz estar dando uma modesta contribuição a essa tradição com o lançamento de seu novo disco, "Alkohol". O compositor Goran Bregovic, 59, nascido na antiga Iugoslávia, vem ao país em 2010, trazendo um som marcado pela diversidade e inspirado em levadas ciganas.
As apresentações confirmam o bom momento vivido pela música dos Bálcãs no mundo, que tem inspirado bandas e DJs e marcado presença em shows e pistas de dança.
Bregovic explica que "Alkohol" é dividido em duas partes. A primeira, "Sljivovica" (bebida de ameixa com alto teor alcoólico), é levada por sons de metais e percussões típicos dos Bálcãs. "É para ser ouvida e dançada com bebidas fortes."
A segunda, "Champagne", tem estrutura mais complexa, com arranjos para sopros, vozes e uma pequena orquestra de câmara. Essa parte, segundo Bregovic, pede "álcool mais suave e luzes mais baixas".
Ele tem apresentações marcadas para 5 de setembro no Cena Contemporânea de Brasília e nos dias 7 e 8 no Porto Alegre em Cena (com datas em negociação para São Paulo e Salvador). No palco, além de Bregovic, estarão 18 músicos, que formam a Banda para Casamentos e Funerais.
O público pode esperar o som rasgado e contagiante de trompetes velozes, tuba, coros masculinos e percussão -típicos dos Bálcãs-, mas também deve estar preparado para experimentações: Bregovic já teve bandas de rock e já usou sons eletrônicos em seus discos.
O músico, que toca desde os 15 anos, ficou conhecido no Ocidente por suas trilhas para filmes do cineasta Emir Kusturica, como "Underground" (1995). Hoje, é citado como influência por novos músicos -como Zach Condom do Beirut- e por DJs que têm difundido o som dos Bálcãs em baladas, como o alemão Shantel.
Bregovic disse ver uma clara relação entre o sucesso da música dos Bálcãs e o momento político por que passam os países do Leste Europeu. Para ele, são povos que oscilaram, ao longo da história, entre ciclos de entusiasmo e depressão e que agora acreditam que a Europa tem um projeto para eles.
"Antes, acreditava que minha música devia vir vestida nas roupagens ocidentais, que impressionavam jovens dos países comunistas. Agora uso minhas roupas comuns", diz.

Fronteiras da música
E suas "roupas" vêm no plural, pois são muitas. Bregovic misturou, ao longo da carreira, tradicional e moderno, regional e internacional. Se tocou com "os melhores músicos, de Viena a Istambul", não deixou de buscar outros estilos, em parcerias com Iggy Pop e Cesária Évora.
Mas é fácil compreender o hibridismo quando se veem as origens de Bregovic. Filho de mãe sérvia e pai croata, nascido na Bósnia e casado com uma muçulmana, ele diz: "Venho da fronteira entre católicos, cristãos ortodoxos e muçulmanos. Nesse lugar, a música é contaminada por vários elementos".
Questionado sobre as fronteiras entre os estilos musicais do Leste Europeu, ele responde: "No lugar que me interessa, na alma, a música não é dividida em entidades geográficas. Há apenas música boa e ruim".
Bregovic esteve no Brasil duas vezes - na Sala São Paulo em 1999 e em Porto Alegre em 2001-, com shows aclamados pela crítica. "Os latino-americanos parecem ter uma voluptuosa paixão que eu não encontrei no resto do mundo. Gosto muito de tocar aí", afirma.
Sobre boas bandas que carregam a tradição dos Balcãs hoje em dia, ele diz: "São muitas. Você precisa ir a um casamento na Turquia, Romênia ou Macedônia para ver".


Próximo Texto: Música balcânica invade baladas e inspira novo restaurante paulistano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.