São Paulo, quarta-feira, 06 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Música balcânica invade baladas e inspira novo restaurante paulistano

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Dos vastos campos e pequenos vilarejos do Leste Europeu para as casas de show e pistas de dança internacionais. Nos últimos anos, a música secular dos Bálcãs passou a ter visibilidade fora de suas fronteiras, antes fechadas, e vem influenciando diversas bandas e DJs de vários cantos do mundo.
No Brasil, a tendência é comprovada pelo sucesso de bandas como a americana Beirut e a multinacional Gogol Bordello (ambas se apresentaram com casas lotadas em São Paulo em 2009) e pela influência nos trabalhos de músicos nacionais como André Abujamra e a banda Móveis Coloniais de Acaju.
Além disso, os ritmos e melodias dos Bálcãs encontraram solo fértil nas baladas, como a temática Go East, que começou no Rio no fim de 2007 e chegou a São Paulo em meados de 2009. A festa é anunciada como "a primeira no Brasil 100% voltada para os balkan beats".
Segundo o compositor bósnio Goran Bregovic, "a coisa boa é que os DJs começaram a se interessar por essa música e levá-la para um público mais jovem, mostrando que é um som que traz algo de novo".
Um desses DJs é o paulistano Andrei Moyssiadis, 22, que toca músicas do Leste Europeu em festas há cerca de um ano. Apreciador do estilo há mais tempo, diz ter intensificado sua pesquisa motivado pelo fato de não haver DJs do tipo em São Paulo. Para ele, essa lacuna está sendo preenchida aos poucos.
"É um som contagiante, intenso", diz Moyssiadis. Ainda mais se acompanhados da Sljivovica (bebida típica do Leste Europeu), servida na Go East.
Essa presença do som dos Bálcãs nas pistas levou ao encontro de dois dos maiores difusores mundiais do estilo. A música "Gás-Gás", do novo disco de Bregovic, será remixada pelo DJ alemão Shantel. "Meus arranjos têm algo de barroco, não é ruim que às vezes alguém os simplifique", diz Bregovic.
Captando o interesse cada vez maior do público pelos Bálcãs, o dono do Allez Allez, Luiz Emanuel Cerqueira, decidiu abrir na Vila Madalena o Café Sérvia, restaurante voltado para a culinária da região, onde se come e bebe acompanhado da música cigana. (MGF)


Texto Anterior: Bregovic traz sons dos Bálcãs ao Brasil
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.