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Fashion Rio enfrenta o verão pós-Gisele
Semana carioca inicia amanhã maratona de 41 desfiles e aposta em novidades para compensar ausência da megatop
VIVIAN WHITEMAN
DA REPORTAGEM LOCAL
A temporada primavera-verão 2009 do Fashion Rio começa amanhã com a missão de
desviar as atenções dos fashionistas de duas importantes baixas no evento.
A Colcci -grande chamariz
de mídia graças à presença de
Gisele Bündchen na sua passarela desde 2005- e a Blue Man
-uma das principais grifes de
beachwear- deixaram a semana carioca e migraram para a
São Paulo Fashion Week. As
trocas foram suficientes para
ressuscitar discussões sobre o
papel do Fashion Rio no calendário de moda brasileiro.
A diretora do evento, Eloysa
Simão, nega que o evento esteja
passando por uma crise. "O
Fashion Rio sempre foi focado
em algo muito concreto e verdadeiro, a relação entre passarela e negócios. É essa honestidade que nos conduz", diz.
Grifes de peso que continuam no evento, como Maria
Bonita Extra, TNG e Redley,
não crêem num possível enfraquecimento da semana carioca.
O voto de confiança é justificado com bons resultados comerciais. "Nunca pensamos em
desfilar em outro lugar. A repercussão do Fashion Rio, tanto nacional como internacional, tem sido muito positiva para a nossa grife", afirma Leonardo Ferreira, diretor de marketing da carioca Redley.
No line-up oficial, serão 41
desfiles, fora os do Rio Moda
Hype, dedicados aos novos talentos. Entre as estréias, estão
as grifes Espaço Fashion, Specular e Filhas de Gaia. "O Fashion Rio vem apostando em
novas marcas, o que é fundamental para manter o frescor",
diz Bianca Bastos, uma das estilistas da Espaço Fashion.
Outra novidade é o projeto
Fashion Container, que apresentará de forma alternativa
-instalações e performances
dentro de contêineres- as coleções de seis estilistas. Entre
eles, estão Thaís Losso (ex-Sommer) e Rita Wainer.
A feira de negócios Fashion
Business, dedicada a compradores de todo o país e do exterior, terá uma edição ampliada,
com 20% a mais de participantes em relação à temporada
passada. "Esperamos que o aumento dos negócios seja equivalente a isso", afirma Eloysa.
Como em todas as temporadas de verão, as estrelas do Fashion Rio são os biquínis. Sem a
Blue Man, as atenções se concentram nas grifes Lenny e Salinas. A estilista Lenny procurou referências no fundo do
mar, e Jacqueline Di Biase, da
Salinas, na lenda das sereias.
Na passarela, ambas apostam
num dos castings mais bombados das últimas edições, recheado das melhores tops brasileiras, como Ana Beatriz Barros (exclusiva da Lenny), Flavia
Oliveira, Carol Trentini e Martha Streck, além das russas Natasha Poly e Yana Karpova, da
argentina Chloe Belo, da americana Deanna Miller e da italiana Mariacarla Boscono.
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