São Paulo, sexta-feira, 06 de junho de 2008

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Fashion Rio enfrenta o verão pós-Gisele

Semana carioca inicia amanhã maratona de 41 desfiles e aposta em novidades para compensar ausência da megatop

VIVIAN WHITEMAN

DA REPORTAGEM LOCAL

A temporada primavera-verão 2009 do Fashion Rio começa amanhã com a missão de desviar as atenções dos fashionistas de duas importantes baixas no evento.
A Colcci -grande chamariz de mídia graças à presença de Gisele Bündchen na sua passarela desde 2005- e a Blue Man -uma das principais grifes de beachwear- deixaram a semana carioca e migraram para a São Paulo Fashion Week. As trocas foram suficientes para ressuscitar discussões sobre o papel do Fashion Rio no calendário de moda brasileiro.
A diretora do evento, Eloysa Simão, nega que o evento esteja passando por uma crise. "O Fashion Rio sempre foi focado em algo muito concreto e verdadeiro, a relação entre passarela e negócios. É essa honestidade que nos conduz", diz.
Grifes de peso que continuam no evento, como Maria Bonita Extra, TNG e Redley, não crêem num possível enfraquecimento da semana carioca.
O voto de confiança é justificado com bons resultados comerciais. "Nunca pensamos em desfilar em outro lugar. A repercussão do Fashion Rio, tanto nacional como internacional, tem sido muito positiva para a nossa grife", afirma Leonardo Ferreira, diretor de marketing da carioca Redley.
No line-up oficial, serão 41 desfiles, fora os do Rio Moda Hype, dedicados aos novos talentos. Entre as estréias, estão as grifes Espaço Fashion, Specular e Filhas de Gaia. "O Fashion Rio vem apostando em novas marcas, o que é fundamental para manter o frescor", diz Bianca Bastos, uma das estilistas da Espaço Fashion.
Outra novidade é o projeto Fashion Container, que apresentará de forma alternativa -instalações e performances dentro de contêineres- as coleções de seis estilistas. Entre eles, estão Thaís Losso (ex-Sommer) e Rita Wainer.
A feira de negócios Fashion Business, dedicada a compradores de todo o país e do exterior, terá uma edição ampliada, com 20% a mais de participantes em relação à temporada passada. "Esperamos que o aumento dos negócios seja equivalente a isso", afirma Eloysa.
Como em todas as temporadas de verão, as estrelas do Fashion Rio são os biquínis. Sem a Blue Man, as atenções se concentram nas grifes Lenny e Salinas. A estilista Lenny procurou referências no fundo do mar, e Jacqueline Di Biase, da Salinas, na lenda das sereias.
Na passarela, ambas apostam num dos castings mais bombados das últimas edições, recheado das melhores tops brasileiras, como Ana Beatriz Barros (exclusiva da Lenny), Flavia Oliveira, Carol Trentini e Martha Streck, além das russas Natasha Poly e Yana Karpova, da argentina Chloe Belo, da americana Deanna Miller e da italiana Mariacarla Boscono.



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