São Paulo, domingo, 07 de julho de 2002

Próximo Texto | Índice

Com entrada franca, atividades culturais até o fim do mês englobam costura, ciências, teatro e literatura

Estação férias

ALEXANDRA MORAES
PEDRO IVO DUBRA

DA REDAÇÃO

A época é de férias escolares -que, tradicionalmente, fazem lotar parques e shoppings. Mas a cidade também tem atividades culturais que não deixam de lado a diversão.
Um bom exemplo da mistura brincadeira e cultura é o Domingo da Criança, no Itaú Cultural. Hoje, há um bate-papo com Pedro Bandeira, autor de clássicos da literatura infanto-juvenil como "Sangue Fresco".
Literatura também não falta no Centro Cultural São Paulo, que hospeda a mostra "António de Alcântara Machado: Literatura como Jornalismo", com monitores para o público infantil. Hoje, o Quarteto Quase-Mudo apresenta músicas que acompanhavam os filmes mudos nos anos 20 e 30.
Quem tiver gosto pela costura pode aproveitar a experiência das 23 artesãs do projeto Coopa Roca, desenvolvido há 20 anos na Rocinha, favela carioca. As costureiras ensinam hoje a fazer o fuxico, bolinhas achatadas de pano que se juntam com outras bolinhas e formam um padrão próprio.
A Estação Ciência é parada obrigatória a quem se interessa pelo assunto. O centro de difusão científica da USP fica na Lapa e abarca as áreas de biologia marinha, matemática e astronomia, entre muitas outras.
"Meu pai já me trazia aqui, daí trouxe as minhas crianças também para conhecer", diz Milton Carlos de Oliveira Ferreira, 25, passeando ao lado da mulher e de seus quatro filhos. Essa "tradição familiar" também é um dos motivos pelos quais Marcelo Tamborelli, 24, leva seus dois filhos. "Ontem eu os levei ao parque e hoje, aqui. Eles comentam bastante, principalmente sobre os bichos."
Escolas também são uma constante na Estação, que organiza visitas monitoradas de duas horas para cada turma. A eletricidade fascinou as crianças da terceira série da Escola Estadual Aldino Pinotti. Os alunos da oitava série da E.E. Paulo Duarte, de Franco da Rocha, também gostaram das cargas elétricas e já estavam combinando de voltar ao local por conta própria. A professora de ciências da turma, Helena Aparecida de Doná, 30, endossa o valor da Estação. "Tudo tem um fundamento e você aprende a partir de brincadeiras."

Teatro

Tendo programados 16 espetáculos, o 2º Festival de Teatro de Bonecos do shopping Jardim Sul começou nesta última quarta e acontece até o dia 28 deste mês.
Gratuitas, as apresentações estão a cargo de grupos filiados à Cooperativa Paulista de Teatro. Entre eles, A Cidade Muda, Truks e Bonecos Urbanos. Hoje, é a vez de "Contar até Dez", da Truks.
Nas unidades Consolação e Ipiranga do Sesc, terão lugar durante todo o mês atividades com entrada franca. Na primeira, será apresentado o monólogo "Bzzz! O Retrato de Janete", com a atriz Magali Biff. No espaço funcionará ainda uma brinquedoteca.
Já no Ipiranga, a tônica é o circo. Paralelamente às oficinas circenses, o grupo La Mínima mostra hoje seu espetáculo "Luna Parke".



Próximo Texto: Quadrinhos: Feiras reúnem profissionais e leitores de gibis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.