UOL


São Paulo, domingo, 07 de setembro de 2003

Texto Anterior | Índice

ERUDITO

Fernando Portari, Rosana Lamosa e Wagner Tiso se apresentam gratuitamente

Ibirapuera recebe Gomes e Puccini

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os 85 músicos da Orquestra Sinfônica Petrobras Pró-Música, regidos por Roberto Tibiriçá, fazem hoje, a partir das 14h, no parque Ibirapuera, concerto em comemoração do Sete de Setembro.
O tenor Fernando Portari e a soprano Rosana Lamosa participarão do evento com a interpretação de árias de Giacomo Puccini e Carlos Gomes. O programa será concluído com as "Cenas Brasileiras", de Wagner Tiso, que trará o compositor ao piano.
A mesma orquestra carioca, em formação mais reduzida, participou ontem à noite, no Teatro Municipal, do Gala Antares, espetáculo de balé e música de concerto que trouxe como solistas o pianista Ira Levin, aliás também diretor musical do teatro, e o violoncelista Antônio Meneses.
Portari e Lamosa são duas vozes preciosas da nova e já experiente geração de cantores líricos. Eles integraram, em maio último, uma linda e competente produção de "Falstaff", de Giuseppe Verdi.
A suíte "Cenas Brasileiras", de Wagner Tiso, está em CD lançado neste ano com a orquestra carioca. É uma peça sinfônica em seis movimentos, com pouco mais de 40 minutos em sua versão integral.
Mas vejamos a OSPPM. Ela tem uma dívida com os paulistanos. Em julho último deveria ter se apresentado por aqui com a "Sinfonia nš 2", de Gustav Mahler, espécie de certidão de competência que nem todas as sinfônicas brasileiras conseguiriam obter. Mas o projeto não deu certo.
Surgida em 1986 e dirigida até 1999 pelo maestro Armando Prazeres, seu duplo esforço está em preservar o Rio como pólo de qualidade sinfônica e formar uma geração de público jovem.
Roberto Tibiriçá retomou uma idéia praticada por Eleazar de Carvalho, que consiste em fazer mensalmente, aos domingos, concertos no Municipal do Rio, com ingressos a apenas R$ 2. Mas sem um repertório feijão-com-arroz. No mês passado, ao lado do romântico e palatável Dvorak, a orquestra trouxe o contemporâneo polonês Witold Lutoslawski.
Tibiriçá é também uma espécie de locutor didático, que comenta as peças interpretadas e direciona a audição do público para detalhes da instrumentação.


ORQUESTRA PETROBRAS PRÓ-MÚSICA. Com: Roberto Tibiriçá, Rosana Lamosa, Fernando Portari e Wagner Tiso. Onde: pça da Paz (parque Ibirapuera). Quando: hoje, às 14h. Quanto: entrada franca.


Texto Anterior: "Borondá": Fraternal Cia. amadurece ouvindo a platéia
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.