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São Paulo, terça-feira, 13 de maio de 2003

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CINEMA

CCBB apresenta a partir de hoje série histórica de longas franceses que têm roteiros baseados em textos literários

Livro e filme se mesclam em retrospectiva

Divulgação
Catherine Deneuve em "A Bela da Tarde", filme de Luís Buñuel inspirado em romance de Joseph Kessel que está presente na mostra


JOSÉ GERALDO COUTO
COLUNISTA DA FOLHA

A mostra "Literatura e Cinema: Uma História de Amor e Traição", que começa hoje no Centro Cultural Banco do Brasil, coloca em xeque duas afirmações correntes sobre a relação entre os dois meios de expressão: a primeira, atribuída a Hitchcock, é a de que os bons livros não geram bons filmes; a segunda, de que filmes baseados em obras literárias são em geral discursivos e "pouco cinematográficos".
Realizada com apoio da Cinemateca da Embaixada da França, a retrospectiva traz 13 longas-metragens franceses representativos de formas muito diversas de levar a literatura às telas.
Há na programação desde adaptações clássicas -como "Os Miseráveis" (1933), de Raymond Bernard (baseada em Victor Hugo), e "Assim Deus Mandou" (1960), de Philippe Agostini (baseada em Bernanos)- até obras personalíssimas de escritores que passaram à direção e filmaram seu próprio texto.
É o caso do onírico "Orfeu" (1949), de Jean Cocteau, atualização do mito de Orfeu, marcada pela experimentação visual e pelo uso não-narrativo da palavra.
Outra escritora de vanguarda, Marguerite Duras, filmou em 1974 "India Song", obra radical e única, composta de planos-sequência e locução em "off".
Ainda no terreno da radicalidade e da experimentação, a mostra traz "O Ano Passado em Marienbad" (1961), de Alain Resnais, com texto de Alain Robbe-Grillet, vagamente inspirado por sua vez na novela "A Invenção de Morel", de Bioy Casares. Com sua estrutura recorrente, seu ritmo encantatório, sua complexa relação entre som e imagem, "Marienbad" libera do enredo e da localização geográfica um casal de amantes para aprisioná-lo no espaço puro do cinema.
Outro caso feliz de casamento entre escrita e cinema é o de "Mouchette, a Virgem Possuída" (1967), de Robert Bresson, inspirado em Georges Bernanos. O catolicismo austero de Bernanos casa-se à perfeição com a narrativa descarnada de Bresson, como já havia ficado provado em "Diário de um Padre de Aldeia" (1951). Em "Mouchette", trata-se do pequeno calvário de uma garota pobre vítima da crueldade, narrado de modo áspero e desprovido de sentimentalismo.
Bresson está na mostra também com "As Damas do Bois de Boulogne" (1944), que Jean Cocteau adaptou de um episódio de "Jacques, o Fatalista", de Diderot. Nessa história de amor e vingança protagonizada por esquivas mulheres de negro, o grande cineasta lançava as bases de seu estilo desdramatizado e essencial.
Outro autor de primeiríssimo time presente na programação é Luís Buñuel, com o fundamental "A Bela da Tarde" (1967). Aproveitando do romance de Joseph Kessel apenas o esqueleto do enredo -a história de uma burguesa frígida por conta de uma violência sexual sofrida na infância-, o diretor espanhol acabou por criar um novo paradigma do desejo feminino, num filme em que realidade, sonho e fantasia têm a mesma espessura.
A imagem marmórea de Catherine Deneuve tornou-se desde então um dos ícones da sexualidade no cinema.
Já em "Madame Bovary" (1991), versão de Claude Chabrol para a obra-prima de Flaubert, a relativa frieza da extraordinária atriz Isabelle Huppert parece em descompasso com a ardente heroína do romance. A sobriedade narrativa trai talvez um excessivo respeito de Chabrol pelo original.
De todo modo estamos ali num terreno de classe e consistência a anos-luz da cosmética modernosa de "Diva - Paixão Perigosa", de Jean-Jacques Beineix, baseado num romance policial de Delacorta, sobre uma cantora lírica que se envolve inadvertidamente numa trama vagamente "noir".
Enfim, uma mostra que não é um mero amontoado de filmes, mas uma rara ocasião de aprendizado e reflexão.


MOSTRA CINEMA E LITERATURA. Onde: CCBB (r. Álvares Penteado, 112, tel. 3113-3651). Quando: de hoje a domingo. Inf.: www.cultura-e.com.br.


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