UOL


São Paulo, terça-feira, 13 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA ERUDITA

Orquestra de Câmara de Moscou toca no Cultura Artística

Conjunto exprime qualidade soviética

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os russos felizmente mantiveram a tradição construída nos tempos da União Soviética: só exportam, para gravações e turnês, músicos de excelente qualidade. É o que acontece com a Orquestra de Câmara de Moscou, que faz hoje, em São Paulo, a primeira das três récitas programadas pela temporada do Cultura Artística.
Fundada em 1956 pelo violinista Rudolf Barshai, seu primeiro regente, a orquestra, com 21 titulares, é meio atípica para os padrões da Europa do leste por ter escolhido em 1991, como diretor artístico, o pianista e maestro norte-americano Constantine Orbelian, formado em San Francisco e recitalista reputado.
A ousadia ajudou a abrir as portas para o mercado internacional. Turnê em 1998 levou a orquestra a 55 cidades dos Estados Unidos. O que, a rigor, seria desnecessário em razão da quantidade de boas gravações que o conjunto já havia efetuado, como, ainda na fase soviética, a integral das 40 sinfonias de Wolfgang Amadeus Mozart e a estréia da "Sinfonia nš 14", de Dmitri Chostakovich. Sua leitura de Vivaldi, Corelli e Albinoni é hoje considerada tradicional.
Os 17 CDs produzidos por gravadoras ocidentais vão do sentimental (as serenatas para cordas e um dos concertos para piano de Tchaikovski) a peças bem menos conhecidas, como as "Quinze Visões Fugitivas", de Prokofiev, e valsas de Chostakovich. Há ainda uma curiosa antologia de tangos de Piazzolla, arranjados para orquestra e saxofone.
Curiosidade: foi com o pianista brasileiro Jean Louis Steuerman, que abrirá no próximo dia 19 a temporada paulistana de música de câmara do BankBoston, que o conjunto russo gravou a integral de peças para piano e orquestra de Felix Mendelssohn.
Em São Paulo, o grupo de câmara fará obras de Haydn, Mendelssohn ("Concerto para Trompete e Orquestra" em ré menor, com o solista Vladislav Lavrik), J.S. Bach, Boccherini, Sarasate e, do repertório russo, Tchaikovski e Chostakovich.
Além do trompetista Lavrik, atuarão como solistas a pianista Arus Ajemian (de apenas 20 anos), a violista Svetlana Stepchenko, o violinista Ripsime Aiapetyants e o violoncelista Alexander Zagorinski.


ORQUESTRA DE CÂMARA DE MOSCOU. Quando: hoje, amanhã e quinta. Onde: teatro Cultura Artística (r. Nestor Pestana, 196, tel. 3258-3616). Quanto: de R$ 100 a R$ 190 (retirar ingressos 30 minutos antes de cada récita). Patrocinadores: Bovespa, Telefônica e Votorantim.


Texto Anterior: Cinema: Livro e filme se mesclam em retrospectiva
Próximo Texto: Panorâmica - Evento: "Tiros em Columbine" tem sessão gratuita hoje
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.