São Paulo, terça-feira, 13 de julho de 2004

Próximo Texto | Índice

FESTIVAL

Segunda edição do evento, que vai até sábado, começa hoje com homenagem à revista alternativa "Balão", de 72

O Mundo dos Quadrinhos privilegia Brasil

Divulgação
Desenho de Ivan Reis e Marcelo Campos para a revista do Superman "Action Comics", dos EUA


DIEGO ASSIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Julho vem se firmando como o mês das HQs em São Paulo. Em meio a convenções de fãs, premiações e workshops dedicados ao gênero, o festival O Mundo dos Quadrinhos, que inaugura hoje a sua segunda edição, luta para conquistar um espaço no agitado calendário cultural das férias.
Responsável por trazer, no ano passado, o argentino Quino ao Brasil, a organização do evento, promovido pelo Senac-SP, decidiu privilegiar neste ano os quadrinhos nacionais. O ponto alto do evento, cujas atividades se estendem até o próximo sábado, será a homenagem à revista "Balão", marco na produção de quadrinhos alternativos no país, fundada em 1972 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.
Envolvidos desde os primeiros números da publicação, Laerte, Luiz Gê, Paulo Caruso e Xalberto participam de um debate sobre a "Balão" marcado para sexta-feira.
Uma exposição reunindo os melhores momentos da revista fica em cartaz no Senac até 7/8.
A volta ao passado continua amanhã, com palestra de Álvaro de Moya dedicada à história dos quadrinhos paulistanos e ainda a pré-estréia de "O Amigo da Onça", documentário de Dimas de Oliveira Júnior e Felipe Harazim a respeito do personagem de Péricles Maranhão, que ganhou fama nas páginas de "O Cruzeiro".
Não muito longe dali, o editor de quadrinhos e principal agente de artistas brasileiros que trabalham para as editoras americanas, Joe Prado, estará presente na quinta para avaliar portfólios dos iniciantes. No mesmo dia, a dupla Ivan Reis e Marcelo Campos, que hoje desenha o personagem Superman para a DC Comics, fala sobre sua experiência internacional em uma palestra à noite.
Os quadrinhos de super-heróis (preferidos por 40% dos leitores, segundo pesquisa recente que será também divulgada no evento) continuam no centro das atenções no sábado, quando haverá mesas-redondas com os principais entendidos do assunto no país: o editor da Mythos/Panini, Fernando Lopes, e os jornalistas Sidney Gusman ("Universo HQ") e Jotapê Martins ("Omelete").
A invasão japonesa, impossível de ser ignorada, tem reservada para si o sábado à tarde, com participação da pesquisadora Sonia Luyten, do artista de mangá brasileiro Marcelo Cassaro e do diretor da Conrad, Rogério de Campos.

O MUNDO DOS QUADRINHOS. Quando: de hoje a 17/7, das 10h às 22h (exposição da revista "Balão" até 7/8). Onde: Senac São Paulo - Comunicação e Artes (r. Scipião, 67, Lapa, tel. 3866-2500). Quanto: entrada franca.


Próximo Texto: "O Vigilante Rodoviário" volta a circular hoje em mostra e debate
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.