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"VIOLAÇÃO DE CONDUTA"
Thriller policial abusa da fórmula de erros em jogo de aparências
INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA
Uma coisa é a montagem rápida que caracteriza o cinema americano atual: pode-se gostar ou não, mas ela ao menos representa uma sensibilidade -essa de espectadores inquietos, que
só param na poltrona à custa de
chuvas de cortes na película.
Outra coisa é acelerar desmedidamente a montagem para suprir
deficiências de narração ou para
encobrir a fragilidade do roteiro.
É nessa categoria que se encontra
"Violação de Conduta". Tudo é
muito rápido, de modo a que, razoavelmente ininteligíveis, o espectador pense que em dado momento distraiu-se e perdeu alguma coisa da trama, ou que sua inteligência é pequena para acompanhar o ritmo vertiginoso.
Não é bem assim. "Violação" é
um thriller policial passado nas
selvas, no quadro do exército. Ali,
John Travolta, tira acusado de suborno, é chamado por um velho
superior para investigar a misteriosa morte de um sargento sádico, Samuel L. Jackson, por alguns
subordinados. Enfim, é um filme
do tipo "quem é o culpado?"
Para que a coisa não pareça tão
elementar, promove-se uma série
de interrogatórios de dois sobreviventes. Eles narram. Nós vemos
o que narram. São versões completamente distintas do mesmo
fato. Ninguém se iluda: não estamos diante de um novo "O Ano
Passado em Marienbad". A única
semelhança é que a história não
leva a mais ou menos nada.
Inútil dizer que, como quase
sempre nos últimos dez anos, a
culpa que se abate sobre um soldado faz parte de um jogo de aparências que nos leva aos mais altos
escalões. Lá estão os culpados etc.
Há os poderosos, sempre dispostos a manipular e a tapear os
fracos (e o investigador do caso,
claro). Aqui, o expediente usado
plagia o de "Um Corpo que Cai",
embora não lhe copie o que devia
copiar, a poesia. Por onde quer
que se olhe este "Violação" é uma
dor de cabeça. Pior para Travolta,
que periga de estar voltando à fase
de vacas magras.
Violação de Conduta
Basic
Direção: John McTiernan
Produção: EUA, 2003
Com: John Travolta, Samuel L. Jackson
Onde: Paulista 4, Ibirapuera 1 e circuito
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