UOL


São Paulo, segunda-feira, 13 de outubro de 2003

Texto Anterior | Índice

"VIOLAÇÃO DE CONDUTA"

Thriller policial abusa da fórmula de erros em jogo de aparências

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Uma coisa é a montagem rápida que caracteriza o cinema americano atual: pode-se gostar ou não, mas ela ao menos representa uma sensibilidade -essa de espectadores inquietos, que só param na poltrona à custa de chuvas de cortes na película.
Outra coisa é acelerar desmedidamente a montagem para suprir deficiências de narração ou para encobrir a fragilidade do roteiro. É nessa categoria que se encontra "Violação de Conduta". Tudo é muito rápido, de modo a que, razoavelmente ininteligíveis, o espectador pense que em dado momento distraiu-se e perdeu alguma coisa da trama, ou que sua inteligência é pequena para acompanhar o ritmo vertiginoso.
Não é bem assim. "Violação" é um thriller policial passado nas selvas, no quadro do exército. Ali, John Travolta, tira acusado de suborno, é chamado por um velho superior para investigar a misteriosa morte de um sargento sádico, Samuel L. Jackson, por alguns subordinados. Enfim, é um filme do tipo "quem é o culpado?"
Para que a coisa não pareça tão elementar, promove-se uma série de interrogatórios de dois sobreviventes. Eles narram. Nós vemos o que narram. São versões completamente distintas do mesmo fato. Ninguém se iluda: não estamos diante de um novo "O Ano Passado em Marienbad". A única semelhança é que a história não leva a mais ou menos nada.
Inútil dizer que, como quase sempre nos últimos dez anos, a culpa que se abate sobre um soldado faz parte de um jogo de aparências que nos leva aos mais altos escalões. Lá estão os culpados etc.
Há os poderosos, sempre dispostos a manipular e a tapear os fracos (e o investigador do caso, claro). Aqui, o expediente usado plagia o de "Um Corpo que Cai", embora não lhe copie o que devia copiar, a poesia. Por onde quer que se olhe este "Violação" é uma dor de cabeça. Pior para Travolta, que periga de estar voltando à fase de vacas magras.


Violação de Conduta
Basic
 
Direção: John McTiernan
Produção: EUA, 2003
Com: John Travolta, Samuel L. Jackson
Onde: Paulista 4, Ibirapuera 1 e circuito



Texto Anterior: Cinema: Ficção e realidade lutam em "Rua 6 S/Nš"
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.