São Paulo, sábado, 14 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRÉ-ESTRÉIA
Filme de Walter Salles, que estréia em 3 de abril, tem exibição hoje
"Central do Brasil" testa público no Espaço Unibanco

Divulgação
Othon Bastos e Fernanda Montenegro em "Central do Brasil", que ganhou o Urso de Ouro em Berlim


PAULO SANTOS LIMA
free-lance para a Folha

O paulistano tem a chance de ver em primeira mão o filme "Central do Brasil", de Walter Salles, em pré-estréia hoje, no Espaço Unibanco de Cinema.
A produção foi a grande vencedora do último Festival de Berlim -no qual levou o Urso de Ouro de melhor filme e o Urso de Prata de melhor atriz- e tem exibição garantida em vários países. O filme só deve estrear no Brasil em 3 de abril.
A história de Dora (Fernanda Montenegro), escrevinhadora de cartas que trabalha numa banca na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro, e que decide ajudar o garoto Josué (Vinícius de Oliveira) a encontrar seu pai em uma viagem pelo Nordeste comoveu o júri do Festival de Berlim.
"Central do Brasil" concorreu com filmes como "Wag the Dog", de Barry Levinson, e "Nó na Garganta", de Neil Jordan, que tiveram de se contentar com o Urso de Prata.
Foi o maior prêmio que um filme brasileiro obteve nos últimos anos -"O Pagador de Promessas" ganhou a Palma de Ouro em Cannes, em 1962.
Mas não é só a premiada Fernanda Montenegro que vale a ida ao cinema. O garoto Vinícius de Oliveira, ex-engraxate descoberto por Walter Salles num aeroporto, era apontado como forte candidato a receber o prêmio de melhor ator -que acabou com Samuel L. Jackson.
Antes de ser rodado, o roteiro do filme de Walter Salles, 41, recebeu US$ 310 mil do Sundance Film Institute, criado pelo ator Robert Redford. Por causa do prêmio, "Central do Brasil" fez sua estréia mundial na edição deste ano do Sundance Festival, organizado pelo instituto.
"Central do Brasil" é o terceiro longa-metragem de Walter Salles, diretor de "A Grande Arte" e "Terra Estrangeira".

Pré-estréia: Central do Brasil Direção: Walter Salles Jr. Quando: hoje, às 21h40 Onde: Espaço Unibanco 1 (r. Augusta, 1.470, tel. 288-6780) Quanto: R$ 8



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.