São Paulo, Sábado, 14 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS
Trabalho do artista americano, em exposição na Dan Galeria, é resultado de viagens ao Brasil
Nugent busca inspiração na Amazônia

JULIANA MONACHESI
free-lance para a Folha

O californiano Bob Nugent diz que o Brasil mudou a natureza de seu trabalho: tornou-o verdadeiramente inspirado. A Dan Galeria está mostrando 30 pinturas, gravuras, guaches e desenhos desse artista plástico que tem como tema, há 15 anos, a Amazônia brasileira.
Desde 1984, Nugent fez mais de 20 viagens ao Brasil e não pintou mais outra coisa. Mudou do frágil papel feito à mão em que trabalhava seus desenhos e colagens para um papel de maior gramatura. "Achei que esse material era delicado para falar da selva", diz.
Resultado de uma de suas viagens pelo rio Negro, uma série apresentada na galeria é toda dividida em dois planos. "Ficava horas observando a forma como um tronco de árvore ou uma planta emergia e voltava a desaparecer no rio", conta.
Apesar de identificáveis, as formas amazônicas são abstratas. "Estou interessado na memória da paisagem." Nas aquarelas, pintadas sobre séries de gravuras idênticas, o artista mostra como a lembrança é sempre diferente.


Exposição: Bob Nugent Onde: Dan Galeria (r. Estados Unidos, 1.638, tel. 883-4600) Quando: seg. a sex., das 10h às 19h; sáb., das 10h às 13h. Até 4/9 Quanto: R$ 1.200 a R$ 22 mil (óleo e encáustica sobre tela, carvão e aquarela sobre papel)

Texto Anterior: Crítica - "Caminho dos Sonhos": Filme esconde experiência judaica
Próximo Texto: Arte é tema de projetos sociais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.