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Crítica/artes plásticas
Retrospectiva de Torimoto no Masp destaca obras publicitárias e midiáticas
FABIO CYPRIANO
DA REPORTAGEM LOCAL
Nos anos 1990, a performance, uma das mais
radicais expressões
das artes plásticas, ganhou uma
geração de artistas que criou
ações vazias, mas com imagens
contundentes.
O norte-americano Spencer
Tunick, com seus amontoados
de corpos desnudos, e a italiana
Vanessa Beecroft, com suas
modelos também nuas em cenários deslumbrantes, são os
artistas mais renomados dessa
variação, que trocou o experimentalismo visceral, como o
dos artistas que se mutilavam
nos anos 60, para uma estética
de fácil consumo.
Esse também é o caso do japonês Tatsumi Orimoto, cujo
conjunto da obra pode ser visto
na retrospectiva que entrou em
cartaz no Museu de Arte de São
Paulo (Masp) na última sexta-feira, com curadoria de Tereza
de Arruda.
Os trabalhos mais radicais na
retrospectiva são aqueles da
década de 70, que se aproximam muito da forma como
membros do Fluxus -grupo
que influenciou o artista japonês- exploravam a relação
do corpo com o espaço e a
arquitetura.
Pães e Alzheimer
Entretanto, os trabalhos que
vão lhe trazer projeção são as
duas séries dos anos 90: "Bread
Man" (o homem pão), na qual o
artista e outras pessoas estão
sempre com vários pães amarrados no rosto, e "Art Mama"
(mamãe arte), registros dos
mais variados de sua mãe, vítima de Alzheimer.
Em "Bread Man", ao contrário do que se costuma fazer nas
performances, que é usar o pão
enquanto pão, Orimoto centra-se em seu valor um tanto surreal, do homem com cabeça de
pão, esvaziando outros significados, tornando-o mero efeito
publicitário. A mãe, transformada em mascote, segue na
mesma linha.
Nessas duas séries há uma
grande sintonia com os trabalhos de Tunick e Beecroft: são
eventos midiáticos, que tendem à espetacularização e, ao
mesmo tempo, fazem da fotografia seu fim, em detrimento
da ação em si.
TATSUMI ORIMOTO - RETROSPECTIVA
Quando: de ter. a dom., das 10h às
18h; qui., das 10h às 20h; até 10/2
Onde: Masp (av. Paulista, 1.578, tel.
3251-5644)
Quanto: R$ 15; entrada franca às terças-feiras
Avaliação: regular
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