São Paulo, terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Centro Cultural São Paulo debate dramaturgias nacional e francesa

Drama contemporâneo é tema de encontros com especialistas e autores

VALMIR SANTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

A mão dupla que Brasil e França firmaram nos últimos anos no teatro resulta em mais um projeto: "Novas Dramaturgias Brasileira e Francesa em Debate", no CCSP (Centro Cultural São Paulo).
Autores e artistas protagonizam série gratuita de encontros, leituras dramáticas e exibição de documentários relativos ao drama contemporâneo.
O evento abre hoje com uma videopalestra do ensaísta e crítico Jean-Pierre Thibaudat. Ele é autor da biografia "Le Roman de Jean-Luc Lagarce" (2007).
A obra de Lagarce (1956-1995) constitui exemplo desse intercâmbio, levado à cena recentemente por Antônio Araújo, Márcio Abreu e Marcelo Lazzaratto. É o primeiro autor da coleção Palco sur Scène ("Até o Fim do Mundo", 2006), edição bilíngüe da Imprensa Oficial, em parceria com o Consulado Geral da França e sob coordenação Marinilda Bertolete Boulay, que acaba de lançar "Bosco Brasil - Cheiro de Chuva e Novas Diretrizes em Tempos de Paz".
Bosco, que participará de uma mesa sobre dramaturgia nacional, está em cartaz com as duas peças do livro no mesmo centro cultural.
Outro destaque é a exibição, amanhã, de vídeos sobre Philippe Minyana (1946), o documentário biográfico "A Secreta Arquitetura do Parágrafo: Encontro com Philippe Minyana", e a adaptação de uma das suas peças, "Inventários".
Também foram escalados para os encontros o crítico de cinema Jean-Claude Bernardet, o ator e crítico de teatro Alberto Guzik, os dramaturgos Rubens Rewald, Rodrigo de Roure e Newton Moreno e o adido cultural da França em São Paulo, Phillipe Ariagno.


Texto Anterior: Crítica/artes plásticas: Retrospectiva de Torimoto no Masp destaca obras publicitárias e midiáticas
Próximo Texto: Destaques
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.