São Paulo, quarta-feira, 17 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esculturas fazem vendaval em museu

Wagner Malta Tavares articula ventiladores e compressores em exposição no Instituto Tomie Ohtake

SILAS MARTÍ
DA REPORTAGEM LOCAL

Está na ponta dos pés e na boca do vento o Mercúrio de bronze que Giambologna fez em Florença há mais de 400 anos. "Hermes", na individual de Wagner Malta Tavares agora no Instituto Tomie Ohtake, é um pedaço de asa de avião com turbinas embutidas. Balança para frente e para trás de acordo com a propulsão do ar.
Toda a exposição está embalada por correntes de vento de compressores e motores, escondidos ou não. Fotografias mostram uma cadeira com uma vela de barco, inchada diante do mar. Num vídeo, as cortinas de uma casa saltam para fora das portas. Uma haste metálica sustenta a capa vermelha -de um herói qualquer-, que flutua sozinha no ar.
"Tem um negócio de fazer as coisas invisíveis se tornarem visíveis", descreve o artista. "Com as cortinas soprando, você percebe o interior da casa." Dois compressores no chão também movimentam hélices dispostas ao longo de um suporte negro. Fazem ventania terrena em contraste com a propulsão aérea do herói desconhecido e a asa de avião transfigurada em Hermes.
Sai de cena o calor do bronze e a figura do herói clássico, e entra o esboço de um novo herói pós-moderno, sem cara nem carne, e muito vento vazio. São obras que parecem tragadas pelo ruído dos próprios ventiladores, fiapos de estrutura vítimas do vendaval que produzem. Tavares afoga tudo num redemoinho sem cor nem formas claras. Parece um cenário para algo que está por vir.


WAGNER MALTA TAVARES

Quando: abertura hoje, às 20h; ter. a dom., das11h às 20h; até 25/4
Onde: Instituto Tomie Ohtake (av. Brig. Faria Lima, 201, tel. 2245-1900)
Quanto: entrada franca




Texto Anterior: Música: Octeto vocal inglês realiza apresentação
Próximo Texto: Galeria recebe réplica de apartamento em mostra
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.