São Paulo, Terça-feira, 17 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Índice

O BOM DO DIA
Dee Dee Bridgewater canta no Alfa
Diva do jazz mostra arte do "scat" em SP

Divulgação
Dee Dee Bridgewater faz shows hoje e amanhã no teatro Alfa


CARLOS BOZZO JUNIOR
especial para a Folha

São grandes as chances de que este "bom do dia" torne-se o "melhor do ano": Dee Dee Bridgewater canta hoje e amanhã, no teatro Alfa, às 21h.
Natural de Memphis (Tennessee, sul dos EUA), Dee Dee, 49, começou sua carreira nos anos 60, e considera-se quase única em manter viva a tradição dos "scats" (cantar jazz com sons, e não palavras, no improviso).
"Ninguém mais se interessa em desenvolver essa forma de arte, porque buscam algo novo. Quero preservar uma cultura. As novas formas musicais de hoje são muito rasas e sem conteúdo. Talvez só Dianne Reeves faça algo próximo disso", disse a cantora, que ganhou dois Grammy com seu último CD, "Dear Ella", em que homenageia Ella Fitzgerald (1918-1996).
"Os prêmios fizeram com que ganhasse respeito. Por isso, estou me mudando para os Estados Unidos", disse a artista, que vive há 15 anos na França.
Acompanhada por Thierry Eliez (piano), Thomas Bramerie (baixo) e Ali Jackson Jr (bateria), a diva disse preferir cantar em teatros a jazz clubs, embora seu próximo disco tenha sido gravado ao vivo em um club de jazz japonês, o Yoshi, na Califórnia.
"Em teatros as condições são melhores e as pessoas vão realmente para te escutar", disse.
No show, arranjos novos serão executados para que a artista revitalize temas consagrados, como "My Ship", "Basin Street Blues" e "Let's Do It", além de um duo de baixo e voz em que Dee Dee promete abalar as estruturas do local.


Show: Dee Dee Bridgewater Quando: hoje e amanhã, às 21h Onde: teatro Alfa (r. Bento Branco de Andrade Filho, 722, tel. 5693-4000) Quanto: de R$ 50 a R$ 70


Texto Anterior: Teatro: Vange Leonel estréia na dramaturgia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.