São Paulo, quarta, 18 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SHOW
Espaço Cultural ganha destaque com shows durante o almoço
Claudette Soares canta hoje na estação São Bento do metrô

FLÁVIA GUARNIERI
free-lance para a Folha

O Projeto Quarta Musical Itaú Metrô, em parceria com a Companhia Metropolitana de São Paulo e baseado na Lei Mendonça de incentivo à cultura, traz à estação São Bento (centro da cidade) a cantora Claudette Soares.
Desde 1982, quando foi criado, o evento cultural tem mostrado ao público paulistano que é possível se divertir num espaço alternativo durante o horário de almoço.
Duas vezes por mês, durante uma hora, vários cantores de diferentes estilos musicais se apresentam para uma platéia diversificada, que vai desde estudantes à executivos.
"Escolhemos os mais variados artistas porque as pessoas que transitam pelo metrô têm culturas e classes sociais distintas", afirma a coordenadora do projeto, Priscila Paes.
Depois de shows de jazz, músicas nordestinas e reggae, um espetáculo que envolva MPB é uma alternativa bastante original. Claudette Soares foi escolhida para comandar mais uma quarta-feira de shows no metrô por ter mostrado, durante toda a trajetória de sua carreira, a verdadeira vocação para interpretar músicas como "Primavera", de Carlos Lyra, e "De Tanto Amor", de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, entre outros sucessos brasileiros.
A carioca, que trouxe o estilo musical a São Paulo nos anos 60, retorna à cidade para divulgar o CD "A Casa da Bossa", lançado em abril de 97 em comemoração aos 40 anos da bossa nova. E promete: "Vou provar a todos que a bossa nova é popular e capaz de contagiar qualquer tipo de público, mesmo os mais exigentes".
Para ela é inacreditável que nos anos 90 ainda existam pessoas que achem esse estilo musical elitista, como no passado.
Nos shows que realiza por todo o Brasil, a artista Claudette, que ajudou a difundir a música nacional pelo país, vê no público a vontade de cantar e isso, segundo ela, é o que a motiva a continuar interpretando músicas nacionais. Aliás, ela sabia desde o começo de sua carreira que deveria divulgar músicas de Tom Jobim pois elas jamais se perderiam no tempo e no espaço. "São eternas", ressalta a cantora.
Claudette, que já se apresentou em outros espaços alternativos como o vale do Anhangabaú, em 93, e a própria estação São Bento do Metrô, há quase um ano, não teme a reação do público, nem acredita que suas músicas sejam ultrapassadas.
"Na primeira apresentação que fiz no metrô, subestimei a população, pois acreditava que as pessoas não perderiam tempo em me ouvir. Me surpreendi. O show foi um sucesso", relembra. Quanto ao público, faz questão de dizer que não faz música para chegar aos jovens. "Eles é que vêm até mim", revela. Com essa política de "me ouve quem quer", Claudette conquistou um público fiel, que pode estar presente no projeto.

Show: Claudette Soares Quando: hoje, às 12h30 Onde: Espaço Cultural Metrô São Bento (lgo. São Bento, s/nş, s/tel.) Quanto: grátis



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.