São Paulo, sábado, 18 de junho de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Serge Gainsbourg inspira fim de semana de shows

Edgard Scandurra e banda Les Provocateurs é principal atração da noite

Apresentações vão ter entrevistas do francês em vídeo e convidados como Fausto Fawcett e a cantora Wanderléa

THALES DE MENEZES
DE SÃO PAULO

Morto a 2 de março de 1991, aos 62 anos, Serge Gainsbourg permanece como um ícone da cultura francesa do século 20.
Sua música, irreverente, instigante, sensual e aberta à mistura de estilos, será celebrada em São Paulo por um de seus fãs ilustres, o guitarrista Edgard Scandurra.
O Festival Gainsbourg Ecce Homo acontece hoje e amanhã, no Centro da Cultura Judaica, com uma programação tão multifacetada quando a carreira do ícone.
Na abertura, duas entrevistas raras de Gainsbourg serão exibidas para o público. Ele aparece charmoso e com discurso iconoclasta.
Depois, o jornalista Xico Sá vai falar sobre o perfil boêmio e mulherengo do francês, que teve casos e casamentos com uma galeria de belíssimas. Entre elas, Brigitte Bardot e Jane Birkin.
A música de verdade começa com um pocket show do trio Suite, que enfoca canções divertidas de cabaré que inspiraram o jovem Gainsbourg durante os anos 1940.
A atração principal é o show da banda Les Provocateurs, criada em 2008 por Scandurra. A trupe reúne músicos, entre eles, o legítimo francês Christophe Hidalgo e um fantástico trio de cantoras, Andrea Merkel, Juliana R e Bárbara Eugênia.
O grupo terá convidados especiais nos dois dias de apresentações. Hoje, Fausto Fawcett e Blubell. Amanhã, Thiago Petit e Wanderléa, que gravou canções de Gainsbourg nos anos 1960.
Só na noite de hoje, a celebração continua no clube Alberta #3, com discotecagem de Scandurra, Eduardo Beu e Fausto Fawcett.
"Sou apaixonado pela música francesa e, principalmente, por Gainsbourg. Uma figura incomparável. Você já viu o filme? É tão bom quando ele", declara Scandurra.
Ele se refere ao longa "Gainsbourg, o Homem que Amava as Mulheres", que chega aos cinemas de São Paulo no dia 8 de julho.

FESTIVAL GAINSBOURG ECCE HOMO

ONDE Centro da Cultura Judaica (r. Oscar Freire, 2.500, Sumaré, 0/ xx/11/3065-4333)
QUANDO hoje, às 20h30, e amanhã, às 19h
QUANTO grátis

GAINSBOURG ON THE BEAT

ONDE Alberta #3 (av. São Luis, 272, República, 0/xx/11/3151-5299)
QUANDO hoje, às 22h
QUANTO R$ 35 (quem for ao Festival Ecce Homo receberá ingresso livre para o Alberta #3)


Próximo Texto: Crítica/DVD: Caixa aborda o ícone francês como ator, cantor e cineasta
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.