São Paulo, segunda-feira, 18 de outubro de 2004

Próximo Texto | Índice

TEATRO

Atores como Cacá Carvalho lêem do clássico "A Divina Comédia" a contemporâneos em encontros gratuitos

Dante Alighieri e irlandeses ganham leituras dramáticas

Divulgação
O ator Cacá Carvalho, que participa esta semana de duas leitura da obra de Dante Alighieri


VALMIR SANTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Dois eventos tomam esta segunda-feira para exercícios de leitura dramática em São Paulo. São evocados um autor italiano renascentista, Dante Alighieri (1265-1321), e autores irlandeses do século 20, como Brian Friel (1929).
No Istituto Italiano di Cultura, a 4ª Semana da Língua Italiana no Mundo abre com leituras dos contos do "Inferno" e do "Paraíso" em "A Divina Comédia". Participam os atores Cacá Carvalho e Alvise Camozzi, italiano radicado no Brasil, que atuou no "Fausto Zero", de Gabriel Villela.
Hoje, Carvalho e Camozzi como que farão uma prévia de outra leitura da obra de Alighieri, que acontecerá na quinta-feira, agora no Centro Cultural São Paulo, em encontro batizado "Inferno Paradiso Lecturae Dantis".
Juntam-se a eles os colegas Walderez de Barros, Renato Borghi, Elisa Band e Cássio Diniz Santiago. O projeto é dirigido por Camozzi, com traduções para o português feitas por Ítalo Eugênio Mauro ("Inferno") e Haroldo de Campos ("Paraíso").
A Cia. Ludens, que está em cartaz no teatro Cultura Inglesa de Higienópolis, com "Dançando em Lúnassa", de Friel, colhe este e mais dois dramaturgos contemporâneos em breve panorama.
O ciclo começa hoje com a peça tragicômica "O Prodígio do Mundo Ocidental", de John Millington Synge (1871-1909), na tradução de Millôr Fernandes. A leitura da peça terá apresentação e debate comandado pela professora Beatriz Bastos Kopschitz, da USP.
Na próxima segunda (25/10), será lida a peça "Juno e o Pavão", de Sean O'Casey (1880-1964), traduzida por Manuel Bandeira e apresentada e debatida pelo professor Peter Harris, da USP. No dia 1/11, será a vez de "Filadélfia, Lá vou Eu!", de Friel, traduzida por Domingos Nunez e debatida por Rosalie Haddad, da USP.

TEATRO IRLANDÊS DO SÉCULO 20. Onde: teatro Cultura Inglesa (av. Higienópolis, 449, tel. 3826-4322 ). Quando: abertura hoje, às 18h; todas as segundas, até 1/11. Quanto: grátis

4ª SEMANA DA LÍNGUA ITALIANA NO MUNDO. Onde: Istituto Italiano di Cultura (r. Frei Caneca, 1.071, Cerqueira César, tel. 3285-6933 ). Quando: abertura hoje, às 18h. Quanto: grátis

INFERNO PARADISO LECTURAE DANTIS. Onde: CCSP - sala Jardel Filho (r. Vergueiro, 1.000, tel. 3277-3611). Quando: dia 21, às 21h. Quanto: grátis



Próximo Texto: Multimídia: "Digitofagia" investiga arte e tecnologia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.